segunda-feira, 9 de julho de 2012

Adolescentes e vampiros



            Há algum tempo a moda dos vampiros estava com toda a força tornando romances, filmes e toda uma série de produtos populares, principalmente entre os adolescentes. Podemos pensar no motivo porque isso se deu e isso tem relação com o medo das transformações que ocorre na adolescência.
            Na adolescência, mais do que em qualquer outro momento na vida, as transformações são muitas e intensas. É a hora que se vai deixando a infância, mas sem se tornar adulto. Uma época de aguardo e preparação, ou seja, um momento de transitoriedade. Nesses momentos a ansiedade domina, pois os acontecimentos são mais do que a mente pode elaborar e não é a toa então que esse período é considerado o mais complicado de todos. Desde alterações hormonais que modificam o corpo, os desejos e os relacionamentos, a adolescência geralmente nunca é pacífica, mas turbulenta. As mudanças sempre trazem uma enorme carga de ansiedade perante o desconhecido e a tendência de todos é sempre evitar aquilo que de alguma forma causa desprazer.
            Os vampiros, nas estórias, são geralmente paralisados no tempo. A única transformação que ocorre é se transformar em vampiros, porém depois disso cessa todas as outras transformações. É por isso que o tema dos vampiros é tão atrativo aos adolescentes: terminam-se as mudanças e as angústias que vêm com elas. Os vampiros ficam então cristalizados em figuras belas, geralmente confiantes e imortais, que é tudo o que os adolescentes mais desejam. Ao se tornarem belos acaba-se a angústia pelas mudanças de seus corpos, angústia essa que está presente em qualquer adolescente. Ser confiante é totalmente o oposto do que realmente sentem na vida real e imortais significa que o tempo é eterno e não é preciso crescer.
            As transformações que ocorrem na vida dos adolescentes deixando-os inseguros e apreensivos é uma etapa necessária na vida e que é impossível evitar. É preciso passar por ela para poder amadurecer e viver como adulto de fato, com responsabilidades e também realizações. Aliás, as verdadeiras realizações só acontecem na vida adulta e não antes disso, já que as realizações são sempre fruto de muito empenho e dedicação, o que exige maturidade. Todavia, para se saber isso é preciso tempo e paciência, sendo esta última quase impossível para um adolescente possuir e por isso fantasiam serem seres mágicos que não precisam lidar com a ansiedade do crescimento e das transformações que a vida impõe. À medida que os adolescentes vão crescendo eles podem se dar conta do lado bom do amadurecimento e abraçar as mudanças com muito mais tranqüilidade e segurança. Deixam assim a fantasia da imortalidade para ganhar a vida humana.     

2 comentários:

  1. Só para complementar seu brilhante enfoque:
    Creio que este advento dos vampiros pode estar, também, mais além da adolescência. Há a angústia da morte e do envelhecimento em toda uma população que vai muito além desta idade e que afeta bastante os que vivem a meia idade e adiante e pode ser vista nas clínicas estéticas que prometem estagnar o envelhecimento etc...

    ResponderExcluir
  2. Comparar adolescentes e vampiros? A unica coisa em comum entre essas 2 coisas é o fato de existir vampiros que são adolescentes.

    Há, e vampiros só param de envelhecer na idade adulta, na adolescência até os vampiros envelhecem.

    ResponderExcluir