sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pergunta de Leitora - O namorado e o cachorro



Tenho 24 anos e namoro há dois. Meu namorado tem um ciúmes doentio do meu cachorro. É que eu amo muito meu cachorro e dou muita atenção para ele. Meu cachorro é tudo de bom. É bonito, me entende, me faz companhia e me respeita em todos os sentidos. Já com meu namorado é tudo bem mais difícil. Ele sai com amigos, temos brigas e muitas vezes nunca me entende como meu cachorro. Quando falo essas coisas pra ele ele fica possesso, como se tivesse um demônio dentro dele. Mas ele tem que ser realista e perceber que o cachorro é bem melhor que ele. Acho que se ele pudesse ele mataria o cachorro. Ele deveria aprender com o Thor, nome do meu cachorro, como se comportar como um verdadeiro homem e ficar só comigo. O Thor é bem mais cavalheiro. É infantil da parte dele ter tanto ciúmes assim, mas ele nunca quer ouvir a verdade. É tão mais fácil ficar com meu cachorro do que com meu namorado. Como faço para ensinar meu namorado ser melhor?

            Seu namorado, provavelmente, só aceita a posição em que se encontra porque tem um lado masoquista bem pronunciado. Se assim não fosse vocês já não estariam mais juntos. Afinal, quem quer se tratado e ensinado como um cachorro?
            Os cães podem ser excelentes companhias porque dão amor incondicional. Não há a menor dúvida de que há cães maravilhosos e sensíveis e que estão sempre atentos aos seus donos. Aceitam ordens com facilidade e estão sempre num estado de felicidade. Realmente os cachorros são criaturas fáceis de se conviver.
            Porém, há uma diferença entre se relacionar com seu cachorro e com seu namorado. Você espera que seu namorado seja como seu cachorro, que a vida dele gire ao seu redor e que ele esqueça que tem vida própria. Você espera isso dele porque tem mais segurança no amor que recebe do seu cachorro do que do amor do namorado. Seu namorado não precisa ser seu cachorro e agir tal como ele para você se sentir amada.
            Namorados têm conflitos e ele tem a vida dele independente de você. Não dá para esperar que ele se comporte como se só existisse você. Ter um cão é bem mais fácil do que ter um namorado. Você já tem um cachorro e precisa se perguntar se quer um namorado. Você já sabe se relacionar com um cachorro, agora falta aprender a se relacionar com o namorado.

4 comentários:

  1. Oi Sylvio, parabéns por mais uma vez nos dar uma verdadeira aula de bem viver. Sempre há alguma coisa que, mesmo indiretamente, nos serve já que todos temos problemas de relacionamento, de uma ou outra forma. Eu só gostaria de acrescentar duas coisas, uma brincadeira: espero que o namorado não saia por aí fazendo xixi nos postes, comportamento natural dos cachorros; e outra, que seria um bom tema para desenvolver: nem sempre quem gosta de seu cachorro sabe se relacionar com ele, tratando-o como gente e não como animal. Por muito querido que seja, se for tratado como gente terá problemas outros (stress e relacionamento com outros animais, minimamente!)
    Obrigada por suas observações e mais uma vez os parabéns pela lucidez!

    ResponderExcluir
  2. Tive um ex-namorado que tinha ciúmes da minha cachorrinha. Ele era psicologicamente perturbado, também tinha ciúmes da minha família e dos meus amigos(as). Na verdade, era uma pessoa com auto estima muito baixa, sempre se sentindo vítima do mundo. Não conseguia cuidar dele mesmo e sempre precisava ter alguém afirmando o seu valor como pessoa, mas a triste verdade é que ele era um bosta e não importa o quanto vc tentasse ajudar, ele sempre estava com problemas. Eu dei um pé na bunda e foi a melhor coisa que eu fiz. Aconselho os outros a fazerem o mesmo com pessoas assim. São como âncoras na vida da gente, sempre tentando puxar pra baixo.

    ResponderExcluir
  3. Sylvio, preciso de sua ajuda. Meu namorado possui um cachorro muito mimado, a casa é cheia de brinquedos espalhados. No aniversário do meu namorado, minha sogra ficou em casa com o cachorro, pois ele não pode ficar sozinho. O cachorro possui catarata em um dos olhos, fora isso, o cachorro tem saúde perfeita. A cachorro vive no colo e rosna quando passa de uma pessoa pra outra, rosna e às vezes morde. Meu namorado e sua mãe revezam pra dormir na sala com o cachorro todos os dias. Meu namorado possui síndrome do pânico. Não sei como lidar e interpretar isso. Penso que o cachorro deveria ter uma liderança e não liderar. Acho muito estranho o comportamento da família e não sei como lidar com isso. Me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela participação e confiança. Responderei à sua questão no blog. Aguarde!!

      Excluir