segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mágoa



            A mágoa é um sentimento que envenena a alma. A própria palavra vem do latim e quer dizer mancha e machucado. Esse sentimento tem como origem uma situação de ódio que não pôde ser bem resolvida e que continua a existir no presente como uma mancha que persiste em não sair e leva a lembrar daquele evento que tanto marcou.
            O ódio é uma emoção intensa e acontece quando ocorre algo que nos desagrada. Só que ninguém gosta de admitir que está com ódio e que, vez ou outra, fica vulnerável a ele, o que acaba por transformar o ódio em algo que deve ser evitado de ser admitido a todo custo. No entanto, não é possível brigar contra a natureza das nossas emoções e tentar isso pode trazer conseqüências amargas.
            É claro também que não é necessário a pessoa se entregar ao ódio sem nenhuma restrição. Isso só levaria à violência e é característico de pessoas que não têm desenvolvidas uma mente que possa conter as emoções. Para se lidar com o ódio é necessário um trabalho mental que em psicanálise se chama de elaboração. É um processo tal qual ocorre na digestão. No processo digestivo algo que foi engolido passa por várias etapas e em cada uma delas é separado aquilo que serve como nutrição e aquilo que é considerado lixo para ser excretado. Ao lidar com o ódio, na elaboração psíquica, tem-se a chance de usar dessa experiência que causou o ódio para se aprender algo e se tornar mais sábio. É um fato de que na vida podemos aprender muito com as experiências negativas. Se esse trabalho de elaboração for bem sucedido a pessoa pode se desapegar desse sentimento de ódio, pode se desfazer dele, afinal ela o digeriu. Quando esse processo não ocorre pode se formar uma mágoa.
            A mágoa é então o resultado de se ter passado por um intenso processo de ódio e raiva e não ter sido possível a elaboração desse evento. Porém, aquilo que não é elaborado continua existindo, só que de uma forma crua e que traz sofrimentos. Quem se encontra magoado, ou seja, machucado e manchado não consegue se esquecer do evento primário que originou a raiva e fica preso a essa situação sem conseguir se libertar. Com o tempo essa mágoa pode aumentar e passa a dominar toda a mente tornando a vida insuportável. Para resolver isso se faz necessário um trabalho de elaboração, no qual o ódio poderá ser digerido e transformado em algo que seja muito mais benéfico para vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário