sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pergunta de Leitora - Aprender a escolher



Estou casada já faz quase 35 anos. Sempre fui uma esposa fiel e cumpridora de todas as tarefas do lar e nunca pedi ou exigi nada do meu marido. Casei porque acreditava que toda mulher que decide não ser freira acaba fazendo, nunca estive realmente apaixonada por meu marido. Depois de apenas 3 anos de casada descobri que meu marido me traía. Saía com outras mulheres e se divertia. Até hoje isso continua. Foram várias as vezes que já encontrei nota de motel nos bolsos das calças dele. Nunca falei nada, nunca reclamei, nunca me zanguei. Sei que ele as vezes fala que tem que viajar a trabalho, mas sai mesmo é para passear com as mulheres com quem ele sai. Já foi até para o nordeste levando mulheres e nunca me levou para lugar nenhum. Eu penso em vingança. Sei que ele é cardíaco e que um dia vai ter um piripaque. Quando esse dia acontecer vou gastar todo o dinheiro dele e caso ele fique entravado numa cama eu vou judiar bastante dele. Eu sei que isso parece mesquinho mas não consigo evitar ter esse pensamento. Só que eu sinto que tudo isso me faz mal. Queria saber relevar tudo isso, mas eu sempre me afundo nesses pensamentos. A questão é: se tudo isso pode mesmo me fazer mal?

            Você mesma já sabe a resposta à sua pergunta quando afirmou que sente que toda essa sua atitude te faz se sentir mal. O que será que você espera ao me fazer essa pergunta? Que eu legitime seu sentimento de vingança ou que te convença a relevar tudo? Seria muito mais produtivo não ficar presa nem em uma ou outra dessas alternativas, mas pensar sobre o que te acontece.
            Seu casamento não foi motivado por amor, por uma vontade de ficar junto, mas porque você acreditava que era o que se esperava de uma mulher. Apesar de que há 35 anos o tempo era outro, assim mesmo havia outras opções além do casamento e da vida religiosa. Porém, você optou pela passividade, em não se responsabilizar pela sua vida e escolhas. Talvez você fosse jovem demais e não tivesse ninguém para te ajudar a pensar diferente, mas a questão é que o tempo foi passando e você nunca procurou mudar de posição.
            Aliás, chamou bastante atenção que você tenha usado a palavra nunca várias vezes. Você nunca viveu, nunca aproveitou nada e sente um ódio imenso ao ver isso. Em vez de usar o ódio para te motivar a sair dessa situação e ir em busca de outra que lhe fosse mais favorável, você se calou e se resignou e o ódio se tornou mágoa. Mágoa nada mais é do que ódio cristalizado e só serve para envenenar a alma. Está envenenada porque desperdiça seu tempo fantasiando vingança ao invés de fantasiar a vida que poderia ter.
            Você já perdeu muito tempo da sua vida: 35 anos! É preciso agora que você se desapegue da paixão da vingança e use o ódio que sente para transformar sua situação. Para isso vai ser preciso aprender a fazer escolhas que lhe sejam boas e não te leve ao ódio e ressentimento. Agora é hora de você aprender a fazer a escolha certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário