sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pergunta de leitor - Ciúmes Enlouquecedor



Tenho ciúmes patológico da minha mulher. Muitas vezes saio do meu trabalho para segui-la. Sempre acho que ela está me traindo, consigo visualizar as cenas até. É algo que me deixa louco e faz eu perder muitos negócios. Ganho menos dinheiro nesses últimos anos por perder tempo em ficar seguindo minha mulher. Estamos casados há 4 anos e ele é mais jovem e linda e sei que outros caras mexem com ela. Até agora não vi nada que a condenasse, mas sei que ela pode ter um amante. Sinto que ela tem um amante. Cheiro as roupas dele para saber se transou com outro. Procuro por sêmen e por cheiros de outros homens. Só que isso tá acontecendo todos os dias e me faz ver cenas da minha mulher transando com outro. Não sei mais o que fazer para parar com isso. O que me diz?

            Possivelmente você não percebeu, mas cometeu dois atos falhos ao escrever seu email. O primeiro foi quando falou ele é mais jovem  ao invés de dizer ela é mais jovem. O segundo foi ter escrito cheiro as roupas dele, mais uma vez trocou ela por ele.  Os atos falhos não acontecem à toa. Eles têm uma origem no inconsciente e são bastante reveladores. Freud, criador da psicanálise, fez várias referências aos atos falhos em seus textos, mostrando a sua importância para a compreensão do inconsciente. 
Os ciúmes usam um mecanismo chamado projeção que é atribuir ao mundo e pessoas externas coisas internas, ou seja, a pessoa vê fora algo que acontece dentro dela mesma. Ao atribuir fora de si seus sentimentos a pessoa se sente segura e preserva a sua autoimagem. É uma forma de defesa psíquica.      
Ao ter tanta certeza da traição da sua mulher apesar de não possuir nenhuma evidência que te mostre isso você está falando das suas fantasias. Ao atribuir com tanta veemência a existência da traição dela você se protege das suas fantasias de traição. Você consegue até imaginar as cenas todos os dias, não consegue se livrar dessas cenas, mas isso faz pensar que o desejo pela infidelidade seja seu, só que ao jogar na sua mulher você também tenta transferir essa responsabilidade para ela.
Voltando ao seus atos falhos de ter trocado o pronome feminino pelo masculino levanto a hipótese de que se trata de um desejo homossexual reprimido. Não digo com isso que você seja homossexual, mas parece haver um desejo que pede por entendimento. Entendimento esse que pode ser conquistado através da análise. Ao se colocar em análise você pode ter a chance de examinar com atenção quais são essas fantasias que permeiam sua mente e com isso se entender melhor e não mais se enlouquecer.

Um comentário:

  1. palmas, Sylvio!
    Foi na mosca com todo o tato de sempre. Achei perfeito.
    Tomara que esta pessoa se permita a abertura para viver feliz e inteiro.

    ResponderExcluir