sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pergunta de Leitora - Sogra e Nora



Tenho um problema sério com minha sogra. Estou casada há 10 anos e tenho dois filhos. Minha sogra não mora na mesma cidade que nós, mas quando ela vem de visita ela arranja qualquer coisa para dizer que eu não cuido bem dos meus filhos. Ou ela acha que eles estão magros e fracos ou acha que eles estão engordando porque eu deixo eles comerem porcaria. Ela sempre diz essas coisas como se fosse as melhores das intenções mas no fundo quer me tirar do sério. Meu marido, filho dela, nunca diz nada em minha defesa. Ele acha que eu sou implicante demais com ela e que ela só quer ajudar. Mas toda vez que ela vem é um tormento e eu tenho vontade de manda-la embora. Ela sempre consegue um jeito de me dominar e não tem nada que eu possa fazer a não ser se eu brigasse com ela feio. Ela sempre foi dominadora e inteligente e por isso ela manipula tão bem as pessoas. Como posso fazer? Será que devo brigar de fato com ela pra mostrar quem manda?

            A relação entre sogra e nora é sem dúvida uma das mais conturbadas que existe. Não é à toa que existem tantas piadas sobre sogras e do desejo de se ver livre delas. As piadas mostram um desejo inconsciente. Só que nas piadas esse desejo de destruir a sogra pode se realizar metaforicamente. Já no seu caso não há nada metafórico.
            Você já não mais suporta sua sogra porque ela implica com você. Ela desautoriza a sua maneira de criar seus filhos e te manipula fazendo com que você faça o que ela quer. Ela te desperta um sentimento de impotência e é justamente esse sentimento que te deixa com raiva dela. Ao lado dela você se vê impotente de fazer qualquer coisa para se preservar.
            Mas será que precisa ser assim? Você mesma reconhece que ela acha um jeito de te manipular, ou seja, você sabe que ela te manipula e mesmo assim você cai nessa manipulação. Por que será? Vale a pena você procurar responder qual a posição que você assume quando ela está por perto. Será que ela é tão poderosa assim a ponto de te deixar impotente ou você que se desautoriza em seus direitos quando ela está por perto?
            Se ela é inteligente, como você diz, é preciso que você também seja e encontre uma maneira madura de se fazer presente. Não adianta nada você brigar com ela como se fossem dois cachorros lutando por território. Com isso você só perde autoridade e força. A medida que você puder se sentir mais segura no seu papel de mãe, de esposa e de dona da sua casa você vai encontrar maneiras de deixar claro para ela qual é o seu papel e qual é o dela. Só vai conseguir isso se abandonar a raiva e usar a inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário