segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ressurreição



            Estamos perto da páscoa e ressurreição tem tudo a ver com essa celebração que é uma das mais importantes para a religião católica. Depois da quaresma, que é um período de reflexão, se celebra a páscoa que é um momento onde a ressurreição domina o tema. A palavra ressurreição vem do latim ressurrectione que quer dizer levantar, erguer. Na tradição clássica católica a páscoa é o momento em que Cristo ressurge dos mortos para demonstrar a imortalidade da alma. Deixando de lado os dogmas religiosos podemos aprender muito com o simbolismo dessa festa.
            Quantas vezes na vida não tomamos um caminho errado e do qual nos arrependemos? Quantas vezes não nos olhamos e notamos que precisamos mudar para viver melhor? Quantas vezes, ao longo das nossas vidas, não precisamos renovar as esperanças para continuarmos bem? Os tombos são sempre freqüentes na vida e quando caímos ficamos frustrados e decepcionados. É justamente quando nos encontramos caídos que perdemos completamente a esperança na nossa capacidade de se superar e podemos nos entregar a uma autocomiseração sem fim. Todos nós, em algum momento da vida, nos encontramos assim.
            É bem aí que se faz necessário que utilizemos nossas mentes para aprender. Refletir sobre o que nos levou a cair e porque escolhemos esses caminhos e não outros que nos seriam mais favoráveis. É o momento de pensar em novos caminhos e novas atitudes. Enfim, é a oportunidade de se encontrar maneiras de se erguer e continuar a vida agora de uma forma mais sábia, tendo aprendido com os erros do passado. A nossa quaresma pessoal pode ser um período muito enriquecedor para abrir as portas para uma nova fase.
            E essa nova fase tem a ver com esse erguer-se, esse levantar-se e seguir em frente mais fortalecido. A verdadeira ressurreição se dá na nossa vida diária quando alimentamos a esperança de uma vida melhor, não nos deixando abater pelo desânimo. Que nessa páscoa todos possamos morrer para aquilo que não mais nos serve para nos reerguermos em uma nova vida com novos significados.

Um comentário:

  1. Gostei bastante dessa visão sobre a Páscoa! Nunca tinha pensado por esse lado! Faz muito sentido.

    ResponderExcluir