segunda-feira, 9 de abril de 2012

A riqueza dos contos de fada



            Os contos de fada são populares e resistentes ao tempo porque contam uma verdade subjetiva. As crianças que escutam ou lêem os contos de fada se identificam com o herói ou heroína que são obrigados a sair em jornada em busca de algo e nessa busca acabam crescendo e descobrindo talentos que antes não se sabia ter. Nessas estórias o protagonista sempre sofre inúmeras provações e quase sempre desiste, mas consegue se superar e enfrentar os obstáculos para no fim vencer. Há perdas, mortes, abandonos e outros exemplos que precisam ser vencidos nesses contos e eles demonstram que a frustração faz parte da vida, porém que se houver persistência pode-se triunfar.
            Na vida real não temos fadas, bruxas e monstros, mas conhecemos muito bem o sofrimento. A frustração, seja nos contos ou na vida real, está sempre presente e exige que lidemos com ela da melhor maneira possível. Tal como nos contos de fada viver é uma grande jornada. E nessa jornada podemos descobrir mais sobre nós mesmos, vencer nossos obstáculos e crescer. Nós somos os heróis e heroínas de nossas próprias vidas e sempre estamos em busca de algo: nós mesmos!
             Agressividade, compaixão, raiva, vingança, amor, felicidade estão presentes na grande maior parte dos contos e revelam a verdade do que encontramos na vida real que vivemos no dia a dia. Os contos de fada não adoçam a vida, pelo contrário, mostram que a vida é dura e que há muitos perigos e tormentos. No entanto, também mostram que a felicidade existe se nos esforçamos por ela. A recompensa de uma vida realizada e feliz pode acontecer caso estejamos dispostos a batalhar por isso. A batalha por uma vida melhor se faz presente nos contos e na vida e pode ser uma luta árdua.
          Através dos contos de fada as crianças podem ser apresentadas à realidade da vida e a acreditarem em si mesmas. É até uma maneira de se lidar com impulsos como agressividade, inveja e ciúmes já que podem notar que esses sentimentos são comuns até em seus heróis. O drama de um conto de fada reflete o que se passa na cabeça do ser humano e os ajudam a pensar sobre a vida e a resistir ao fracasso. Não é a toa que essas estórias encantam gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário