sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pergunta de leitora - Se desfazer ao vento



Estou numa confusão total. A mulher que sempre pensei que fosse minha mãe não é minha mãe e minha irmã que sempre pensei que fosse apenas uma irmã é minha mãe de verdade. Meu pai é agora meu avô e meu pai de verdade é casado com uma prima minha. É tudo muito confuso, sinto me desfazer ao vento. Tenho 20 anos e soube de toda essa história agora em setembro passado. Não sei mais o que pensar. Minha família me enganou todo esse tempo. Minha irmã, que é minha mãe, tinha 16 anos quando me teve. Como a acharam nova demais ficou combinado que meus avós iriam passar por meus pais. Numa briga de família tudo foi revelado e agora me sinto perdida. Sem mãe, sem pai, sem nada. Não sei mais o que pensar.

            É realmente confusa e delicada a sua situação, tanto que para entender o seu enredo familiar tive que ler seu email várias vezes. A história contada para você não corresponde a realidade, ou seja, você vivia uma historia fabricada. Isso é de deixar qualquer um perdido e confuso.
            Não só tudo isso é bem confuso, como também tem um agravante; você foi enganada e lhe foi roubado conhecer desde o inicio a sua história. É que nossa história serve para nos construirmos, nos dar um lugar no mundo e com isso desenvolver uma identidade. Isso tudo lhe foi tirado e oferecido no lugar uma mentira e hoje você se sente se desfazer.
            É totalmente compreensível você estar perdida. Agora você se vê na necessidade de contar sua história para que possa entendê-la e criar um novo espaço para você. É muito duro e difícil ver que tudo que você pensava e acreditava teve uma reviravolta que te deixou sem pontos de referência.
            Fica claro que na sua família ninguém seguiu um papel real, ou seja, ninguém sabe que lugar ocupa. Sua mãe é sua avó e sua irmã é sua mãe, fazendo com que todos os membros da sua família não saibam propriamente quem são de fato. Um pega o lugar do outro, outro assume uma posição que não é a dele e por aí vai. Resta agora juntar os cacos de sua história para você se reconstruir. É preciso que você se dê uma identidade. É um trabalho longo e penoso, mas que lhe é vital para se sentir em paz.

2 comentários:

  1. Será que não cabe a pergunta:
    esta moça recebeu amor destes personagens?
    Se recebeu e se tudo isto foi combinado para lhe dar segurança, talvez seja apenas o caso de considerar mais os "atores" do que os personagens.
    De que valem estes epítetos? Será que o enredo se desfez mas não terão permanecido as relações entre as pessoas?

    ResponderExcluir
  2. Isso é sério? E ai, ela já se entendeu com eles?

    ResponderExcluir