segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tudo passa



Havia um rei muito bom e que tentava sempre ser justo e sábio. Depois de algum tempo no trono ele passava por um momento muito difícil e por isso mandou chamar um velho e reconhecido mestre de sabedoria. Ele pediu ao mestre que o ajudasse a encontrar uma maneira de não se entregar ao desânimo. O mestre pensou e pediu ao rei que lhe entregasse a sua coroa para ele e que depois de um tempo ele a devolveria. Passado um tempo o mestre retornou e entregou a coroa ao rei que a colocou em sua cabeça.
O rei lhe perguntou: O que há de diferente nela?
O mestre pediu ao rei que se olhasse no espelho e ele assim fez. Quando se olhou ele viu que havia uma frase escrita na frente de sua coroa de modo que quando ele se visse num espelho essa frase sempre estaria aparecendo. O rei riu e entendeu porque o mestre era tão sábio. A frase escrita na coroa era: Vai passar.

            É muito comum que pessoas que passem por determinadas dificuldades se entreguem ao desânimo e à descrença em si próprias de que as coisas possam melhorar. Ficam tão identificadas com seus problemas e com o desprazer que eles trazem que se esquecem de pensar em como sair deles. Tememos, irracionalmente, que os problemas se prolonguem eternamente, mas isso é muito ruim, pois nos faz acreditar que os problemas são mais fortes do que nós.
            É muito útil ter em mente que as coisas passam e se usarmos nossas mentes para pensarmos e não ficar apenas se lamentando, os problemas podem passar mais rápidos ainda. A transitoriedade das coisas, mesmo dos problemas, está sempre presente no pensamento oriental que é sábio porque orienta a pensar e a procurar a iluminação.
            Nada pode ser tão ruim para a vida de alguém do que se identificar com seus problemas e não sair deles. É preciso nos tornamos conscientes de que as dificuldades, por piores que sejam, passam. Ou até melhor dizendo, nós é que passamos pelas dificuldades e ao as atravessarmos temos a chance de ficarmos mais fortes e sábios. É justamente ao passarmos por dificuldades que crescemos e evoluímos. Tudo depende da direção que vamos dar para os nossos problemas. Quando estiver desanimado e descrente lembre-se de que vai passar e assim não precisará mais se identificar tanto com suas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário