sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pergunta de leitora - Agressividade e arte



Meu filho tem 14 anos e é muito agressivo. Ele não dá nenhum problema ainda, mas ele gosta de desenhar coisas feias com muita riqueza de detalhes. Sempre gente morrendo, sangue para todo o lado e coisas assim. Fico temerosa de que ele se torne alguém que venha a dar problemas para a sociedade. Que se envolva em crimes e venha a ser preso. Meu outro filho é muito calmo, totalmente o oposto e não entendo porque ele tem que ser assim tão agressivo. Queria que ele fizesse coisas normais e não ficasse desenhando besteiras. Temo que ele venha a ser louco por gostar dessa arte violenta. Como posso saber se ele não venha a ser alguém do mal?

            Pelo que eu entendi ele não deu problemas, mas você está preocupada que ele venha a dar. Quando fala dele você parece ter certeza de que ele vai dar problemas. De onde tirou isso? Só por causa dos desenhos?
            Você é injusta quando o compara com seu outro filho, pois cada um é cada um. Não é só porque são filhos dos mesmos pais que eles deveriam ser iguais. Os irmãos são diferentes uns dos outros e saber acolher essas diferenças é muito melhor. Você quer que ele seja quem ele não é. Será que suas comparações não o deixam irritado?
            É mais do que esperado que um menino de 14 anos tenha agressividade. Alguns praticam esportes para dissipar essa agressividade, outros escrevem estórias e há os que desenham. Parece ser esse o caso do seu filho, que coloca através dos desenhos a agressividade que sente no seu mundo interno. Mas isso é sinal de saúde e não de doença, porque ele consegue transformar em algo bom, no caso o desenho, um impulso que deve deixá-lo confuso e perdido.
            Bosch, Salvador Dali, Goya são pintores maravilhosos que pintaram cenas de violência e loucura. Só por causa disso eles foram criminosos? Muito pelo contrário. Eles criaram fama como grandes mestres das pinturas. A arte pode estar a serviço da saúde e ajudar a sublimar um impulso agressivo tornando-o em algo refinado. Ainda bem que seu filho desenha e coloca a arte como forma de sublimação. O fato de ele desenhar coisas que você considera assustadoras não significa que ele vai realizá-las e nem que ele seja louco. Será muito mais produtivo você parar de julgá-lo e procurar entender o que ele desenha.

Um comentário:

  1. O ser humano e sua tendência a julgar pelas aparências... o que será que está guardado no interior do filho "bonzinho"?

    muito bom este post e sua resposta.

    ResponderExcluir