segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tristes Partidas



            É sempre duro quando alguém querido morre. O sentimento pode chegar a ser massacrante e dar a impressão de que jamais vai passar. A morte dos pais tem um significado de extrema importância nas nossas vidas. Os pais, tanto a mãe quanto o pai, foram aqueles responsáveis pelo nosso nascimento e educação e durante muito tempo representaram tudo o que nós precisávamos para viver. Quem teve uma relação satisfatória com os pais se lembra deles como aquelas pessoas que podiam contar sempre e não importava o que fizéssemos, eles estariam do nosso lado. Na adolescência, muitas vezes, os pais se tornam alvos de muitos ataques vindo dos filhos, mas mesmo isso, quando a relação é verdadeiramente forte, não é suficiente para estragar o amor dos pais por eles.
            Conforme passa o tempo os pais vão envelhecendo e aquelas figuras que era tão poderosas na infância vão se revelando frágeis e necessitadas de cuidados. É estranho se dar conta disso. Na nossa onipotência tendemos a acreditar que os pais são eternos, que sempre estarão presentes e carregando toda aquela força do passado. Frequentemente negamos a realidade dos fatos para não percebermos que os pais são seres humanos comuns, que envelhecem e um dia morrem. Quando esse dia da morte deles chega algo em nós acontece. Nos damos conta que perdemos pessoas queridas que não só nos deram a vida como também nos ajudaram a nos desenvolver e fazer quem somos. Não podemos mais contar com a pessoa física dos pais e o que resta são memórias e aprendizagens.
            Com a morte dos pais também nos damos conta da nossa própria mortalidade e nos lembra de que para tudo há um fim. Sendo que esse fim vem de qualquer maneira é necessário usar o tempo para vivermos bem, o que sempre foi o desejo dos pais para nós. A melhor maneira de se honrar a memória dos pais é viver a vida da melhor forma possível para que todo o trabalho deles seja recompensado com nossa alegria. É o ciclo da vida que exige que sempre nos renovemos, até mesmo e principalmente, nos momentos mais dolorosos e difíceis.
            Há aqui um link de um desenho belíssimo e de extrema sensibilidade mostrando um pai, um filho e a chegada da morte desse pai. Chama-se O Farol. Aliás, o farol é uma bela analogia para representar os pais, já que ele é algo que sempre mostra uma luz no meio da escuridão e das horas mais temíveis. Tal como os pais em nossas vidas que nos dão luz e segurança quando mais precisamos. Vale a pena assistir e se emocionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário