segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vidas e velas



                É sempre importante perceber como você vê a vida e lida com ela. Se auto-observar é uma atitude que pode ser bastante construtiva e caso você veja que vive de uma maneira que não lhe convêm, é necessário fazer ajustes.
                Agir de uma forma pessimista é ficar preso à lamentação. Reclama-se tanto e de tudo que os olhos só passam a valorizar aquilo que há de mais feio e ruim. Tudo, para essas pessoas, dá errado e elas ficam cada vez mais afundadas em suas reclamações. Com isso perdem o gosto pela vida, se tornam amargas e se esquecem dos sonhos que algum dia tiveram. Certamente não é bom viver assim.
                Há outras pessoas que não reclamam. Reclamar dá muito trabalho para elas! É preferível se acomodar e aceitar tudo como está, assim, não há motivos para aborrecimentos. Essas pessoas têm sonhos, criam toda uma fantasia do que querem para si, mas não fazem nada para que os sonhos saiam do reino da fantasia e comecem a entrar no da realidade. Esperam que as coisas simplesmente aconteçam sem que delas nada seja exigido. Se tornam preguiçosas e por isso nada alcançam que seja de valor.
                E há pessoas que aprendem. Essas têm sonhos e ambições que querem realizar e para isso se permitem aprender com as experiências da vida. Não temem os próprios erros. Quando algo dá errado elas podem usar suas mentes para refletir e criar alternativas que as permitam se transformar. Não ficam presas nas lamentações, pois valorizam o tempo e sabem que este não volta e por isso mesmo deve ser bem aproveitado. Não esperam que as coisas caiam do céu porque entendem que são responsáveis por si próprias e caso não se cuidem, ninguém mais o fará.
                Precisamos nos transformar sempre e acompanhar o tempo para não corrermos o risco de passar pela vida sem dela nada ter aproveitado e feito. William George Ward tem uma frase bem interessante para refletirmos: O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário