sexta-feira, 16 de março de 2012

Pergunta de leitora - Na dose certa



Sou meio maluca. Me entrego a tudo o que eu sinto de corpo e alma, sem nenhuma restrição. Falo o que eu quero, faço o que eu quero, fico com quem eu quero. Uso drogas também mesmo que me faça mal. Me sinto parecida com aquela cantora Maysa que era muito passional e jamais se reprimia. Só que viver assim as vezes me causa mal. Eu acabo ofendendo as pessoas e dizendo o que eu não devia. Prometo coisas no calor do momento e não cumpro depois. Começo a namorar um e já estou pensando no próximo que vai vir. Enfim, sou pura emoção. Tenho medo de reprimir tudo isso e ficar sem sal, perder a graça. Não sei o que fazer.

            Ser uma pessoa passional é ser uma pessoa impulsiva. O problema é que se entregar à impulsividade, sem nenhuma restrição, pode trazer muitos dissabores, como você bem sabe, já que parte para a ação sem pensar nas conseqüências dos seus atos. Viver assim pode ser extremamente prejudicial.
            Você citou a cantora Maysa e se sente como ela: passional ao extremo. Vale lembrar que a Maysa pagou um preço muito alto por sua impulsividade sem limites. Ela machucou muitas pessoas que amava e se colocava frequentemente em situações de risco. Acredita-se que sua morte, num acidente de carro e aos 40 anos, tenha sido resultado de uma mistura de excesso de álcool e remédios. É assim mesmo que você quer viver?
            A impulsividade tem a ver com irresponsabilidade. É não querer assumir compromissos. Quer tanto abraçar o prazer e afastar o desprazer, que a responsabilidade sempre traz uma dose, que se esquece que nem tudo pode e deve ser feito.
            Agora você confunde contenção com repressão. Você acredita que precisa se reprimir quando na verdade precisa aprender a se conter. A contenção se trata de não se deixar dominar e cegar pelas emoções, mas usar sua mente para pensá-las. Quem aprende a se conter não se torna sem graça, mas sabe dosar as emoções com a razão de forma harmônica e saudável proporcionando viver uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário