segunda-feira, 19 de março de 2012

Vazio


Somos homens vazios
Somos homens empalhados
Uns nos outros apoiados
Cabeça cheia de palha, ai!
Forma sem feitio, sombra sem cor,
Paralisada força, gesto sem ação...
T.S. Eliot (The hollow man)

            Quem procura atendimento psicológico está carregando algum tipo de sofrimento. Ninguém iria procurar um psicoterapeuta porque está muito bem, mas sempre porque se encontra numa situação difícil para a qual não sabe mais como lidar. Muitos trazem problemas, relativamente, bem definidos, conseguem saber, mais ou menos, a origem do seu mal-estar. Outros, por sua vez, sabem que se sentem mal, percebem que há algo que lhes incomoda, porém não conseguem dizer propriamente o que os perturba e o que sentem.
            Essas pessoas sentem um vazio em suas vidas, notam que não têm nenhum problema que se sobressaia e chame a atenção, mas no entanto não estão felizes. Não conseguem encontrar um caminho para se sentirem bem e ficam muito incomodadas por se encontrarem nessa posição desconfortável. O vazio não as permite encontrar palavras para falar de seu sofrimento, o que torna o sofrimento pior, porque falar, dar um sentido, sempre ajuda. Quando não se encontra as palavras para significar o sofrimento cria-se uma sensação de impotência muito intensa.
            Nesses casos o caminho é trazer um significado para esse vazio, é trazer um sentindo para a vida para que ela não passe a ser algo sem sabor, mas possa se tornar algo prazeroso. Ao falar com um psicoterapeuta o paciente começa a se escutar e nessa escuta ele vai se dando conta de seu desejo e pode construir sua identidade. O ato de falar nos torna humanos e propicia que nos reconheçamos como tal. Ao se dar conta de seu vazio o ser humano pode construir novos sentidos para colocar no lugar e com isso se enriquecer e sair da posição de impotência. A potência está sempre em encontrar significados na vida, é construir uma história que traga realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário