sexta-feira, 2 de março de 2012

Pergunta de leitor - O inconsciente é humano



Sou estudante de psicologia do segundo ano e acabei de conhecer seu blog. Gostei muito. Qual linha que vc segue (freudiano, kleiniano, lacaniano, etc.)? E como se dá o trabalho do psicoterapeuta? Como funciona uma sessão? Ainda não sei qual área vou querer para o meu futuro. Há muitas possibilidades e preciso entender mais para poder fazer uma boa escolha. É preciso o psicoterapeuta fazer sua terapia para poder atender?

            O trabalho clínico desperta muito interesse porque lida diretamente com a maneira que nós vivemos e enxergamos o mundo. Trabalho com a psicanálise, mas não me considero nem freudiano, nem kleiniano, nem lacaniano e nem preso a nenhuma outra escola. É que na minha opinião a gente deve conhecer os autores e aprender com eles, mas sempre sermos nós mesmos. Do contrário, ou seja, ficar apenas numa única linha é se limitar. É porque a psicanálise tem como objeto de estudo o inconsciente e ele não é freudiano, kleiniano, etc, o inconsciente é humano e não é rachado em distintas teorias.
            A sessão se dá quando há a escuta psicoterapêutica que é diferente da escuta que se tem no dia a dia.  Essa se guia pelos valores da sociedade e da cultura enquanto a escuta analítica se dá pela procura da verdade. O psicoterapeuta deve se esvaziar de seus preconceitos e suas opiniões morais para poder escutar verdadeiramente o outro e se abrir à suas inquietações sem desejar oferecer soluções ou respostas prontas. É que a conversa que se tem numa sessão não é racional feita de perguntas e respostas, mas de procura pela essência.
            Winnicott, psicanalista inglês, descrevia a sessão analítica como um momento sagrado. Não no sentido religioso é claro, mas na medida que busca revelar a verdade e essência de cada um. Uma terapia tem como objetivo libertar o sujeito de suas amarras, de suas fantasias limitadoras, para que ele possa viver mais plenamente todo o seu potencial.
            Talvez se você se colocar em análise descubra como isso funciona ao aprender a se escutar. Esse conhecimento, do funcionamento e no que consiste uma sessão, não se dá de forma teórica, mas apenas quando você vive o processo. Nada melhor do que a própria experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário