segunda-feira, 5 de março de 2012

Pensamento



Dizem que para manter um elefante sempre preso no circo começa-se com ele ainda bem pequeno. Amarra-se ele a uma estaca fortemente cravada no chão com uma corda. Assim, ele tenta sair dessa posição, mas não tem êxito porque a corda é mais forte. Nos primeiros anos o jovem elefante faz várias tentativas de se soltar, mas já que nunca consegue, acaba por se acostumar. Chega-se um momento onde ele está adulto e com muito mais força e aquela corda não representaria mais nenhum empecilho para ele se libertar, porém ele acredita que aquela corda é muito mais forte que ele e não faz mais nenhuma tentativa rumo à liberdade.

            Que coisa mais triste perder fé em si mesmo. Essa é uma das piores coisas que podem nos acontecer: quando já não mais acreditamos na nossa potencialidade e nos acomodamos numa posição tão desvantajosa.
            É comum que no decorrer de nossa vida nos deparemos com situações que tiveram como resultado o fracasso. Fracassar é ruim, pois acaba com nossa autoestima e nos dá a sensação de que não há jeito das coisas se saírem bem. A experiência do fracasso, por pior que seja, faz parte da vida e não há como evitá-la, mas há como aprender com ela.
            Uma das mais importantes aprendizagens na vida é conseguir ver as experiências de fracasso como lições que nos permita evoluir. É não perder a fé em si mesmo e estar sempre a buscar meios de se realizar. Se acomodar numa posição de fracasso é permanecer numa prisão, tal como a do elefante acima, mas o que as vezes não é percebido é que muitos não se vêem com olhos mais realistas que os permitam enxergar que as coisas mudam e o que no passado parecia ser invencível, hoje pode ser facilmente vencido. As mudanças na vida podem trazer novas perspectivas e meios de se conseguir se libertar do que antes era sentido como uma barreira intransponível. Depende da posição que cada uma vai adotar para a sua própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário