sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pergunta de Leitor - Identidade sexual



Gostaria de fazer uma pergunta. Tento não ter preconceito com os homossexuais, porque acho que todo tipo de preconceito é doentio, mas para mim é um pouco difícil de entender, já que pela minha criação sempre foi algo colocado como muito negativo. O travesti acima (referente à pergunta do dia 03/02) diz que se sente homem e mulher ao mesmo tempo, mas sonha com um homem ideal. Se ele se sente homem e mulher ao mesmo tempo, por que só gosta de homens? Como isso tudo se organiza psicologicamente? Não faria mais sentido ele fazer uma cirurgia de mudança de sexo (que ele diz não querer), se assumir como mulher e ir a procura desse homem que ele procura? O que a psicologia diz sobre isso? 

            A identidade sexual não tem nada a ver com o sexo biológico, mas depende muito mais das fantasias e imaginação. É colocado, frequentemente, que o sexo biológico é a única coisa que importa e dita a vida sexual de alguém, no entanto isso é um engano porque nega a imaginação da mente, nega o que há de mais humano.
            Você se pergunta e se assombra com a travesti que afirmou que se sente homem e mulher ao mesmo tempo, mas que deseja ficar com um homem. Por quê? A imaginação não se prende e é livre para se manifestar da forma que for.
            Na imaginação dela ela consegue se ver tanto como homem quanto como mulher. Na mitologia grega havia figuras que eram homens e mulheres ao mesmo tempo. Eram completos. No entanto os deuses enciumados de suas completudes os destruíram dividindo-os em dois sexos. A travesti em questão não deseja a cirurgia porque não quer ser dividida, ela quer ser uma mulher com pênis, ou seja, possuir o pênis e a feminilidade. No desejo dela isso funciona.
            Caso ela quisesse uma cirurgia de mudança de sexo ela não seria uma travesti, mas uma transexual. A transexualidade é quando a pessoa nasce com um sexo, mas só se vê e se sente realizada noutro sexo, daí a necessidade da cirurgia. O que mais te chama atenção nisso, tanto que te mobilizou a fazer essa pergunta é se dar conta de que a sexualidade é múltipla e depende muito mais de como nos vemos e lidamos com nossos desejos do que olhar simplesmente a questão biológica. A sexualidade desconhece os limites do biológico e se vale muito mais da mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário