segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uma questão de contenção



            É triste notar o que acontece no estado da Bahia com a greve dos policiais. Um surto de violência, pancadaria e saques para todos os lados sem que haja o menor respeito e contenção. A polícia representa ordem para a sociedade e contenção dos impulsos mais violentos. Faz com que saibamos que não podemos roubar, que os outros também têm direitos e que a demonstração de respeito nos torna humanos e dignos. Se não houvesse uma ordem e valesse a lei do mais forte a vida em sociedade se tornaria insuportável e só haveria uma exibição de horrores do que há de pior nas pessoas.
            Agora o que é triste de se notar nesse caso na Bahia é que por causa da greve muitos membros da população se esqueceram da dignidade e deram um exemplo vergonhoso de falta de contenção e de respeito. Saques às lojas e supermercados, número de assassinatos nas alturas, rompantes de violência e por aí vai. Como se algumas pessoas precisassem perder a decência só porque não há policiais na rua. Muitas dessas pessoas se comportavam normalmente antes da greve, mas sem os policiais passaram a ser como hordas de desordeiros. Triste também é saber que muitos policiais participaram dessas manifestações de desrespeito à ordem contribuindo para piorar o problema.
            Totalmente o contrário foi o que se sucedeu no Japão, ano passado, após a terrível tsunami e terremoto que castigaram o país. Em nenhum momento se viu manifestações de violência, saques, assassinatos e desordem. Aliás, se deu o total oposto disso. Eles mantiveram a calma, a paciência e o respeito em um momento que poderia fazê-los, facilmente, despertar para o pior, mas eles deram o melhor. O que prova que em termos de contenção e humanização os japoneses se mostraram muito mais desenvolvidos do que nós Brasileiros.
            A contenção é importante porque limita o que há de pior em cada um de nós. Sem ela corremos o risco de voltar à idade da pedra e sermos injustos. A contenção tem a ver com a capacidade de cada um lidar com suas emoções de forma sadia e madura e não se entregar aos impulsos primitivos com rapidez e facilidade. Ser humano é saber que nem tudo se pode e que é preciso se conter. A contenção nasce da educação sentimental que são os exemplos que se tem em casa, nas escolas, pelas instituições públicas. Quando a educação sentimental não tem sucesso em mostrar a importância da contenção para a vida temos exemplos de desordem e violência. Quando achamos que podemos tudo e que de tudo podemos tirar vantagem nos tornamos seres baixos e subdesenvolvidos. É triste notar que para algumas pessoas a educação sentimental não seja algo a ser valorizado e que se entregam à barbárie sem nem mesmo conseguir ver o mal que cometem. Esses poucos arruaceiros não são humanos porque não quiseram se fazer humanos, mas apenas manifestam o que há de pior neles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário