segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A importância da empatia



            Com tantos atos de agressão contra pessoas e animais dá para se perguntar o que está acontecendo e para isso é preciso entender a importância da empatia. A definição de empatia é de ser capaz de se identificar e se colocar afetivamente no lugar do outro, seja esse outro uma pessoa ou qualquer ser vivo. Quando vemos atos de violência estamos diante da falta de empatia e isso causa um tremendo mal para a sociedade.
            A grande maior parte das pessoas se escandaliza com atos de tortura e de maus tratos, porque essas atitudes assustam e mostram um lado muito feio do ser humano que preferíamos acreditar não existir. Atos assim são característicos do desumano, aquele que não se desenvolveu no humano. O lado humano é mais desenvolvido, mais trabalhado e a empatia passa a ganhar espaço tornando a vida mais suportável e digna. Quando é possível identificar-se com o outro, é possível respeitar o outro, já que podemos entender os sentimentos alheios. Ame o próximo como a si mesmo é um exercício de empatia e mostra como ela deveria sempre ser cultivada e valorizada.
            Se colocar no lugar do outro permite a contenção de impulsos agressivos que existem naturalmente em todos nós. Faz com que criemos possibilidades de se segurar e não cair nos impulsos mais baixos, trazendo conseqüências desagradáveis. Ser verdadeiramente humano é saber que nem tudo se pode e que o outro também tem direitos, os quais não podemos tirar. Com o exercício da empatia a vida passa a ter valor.
            Uma pessoa que se entrega a torturar e humilhar outros seres vivos é desprovida de empatia e humanidade que tornam a vida tão melhor. Essa pessoa não vê o próximo como ser vivo, mas como objeto. Não é capaz de se identificar e por isso não entende os sentimentos de quem está a sua frente. Se algo é visto como objeto, passa a ser tratado como objeto, sem a menor consideração.  Muito provavelmente essa pessoa sem empatia também foi tratada sem amor e sem alguém que pudesse lhe mostrar que ninguém nasce humano, mas se torna humano. Faltou alguém que estivesse ao seu lado para ajudá-la a conter seus impulsos agressivos e transformá-los em algo mais refinado. A educação sentimental se faz necessária para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário