sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pergunta de Leitor - Preconceito



Tenho 25 anos, não sou dependente de ninguém pois tenho o meu trabalho, mas tem algo que me incomoda muito. Um ano atrás eu me apaixonei por uma garota e ela por mim. Ficamos namorando quase um ano, mas hoje estamos separados. O que motivou a separação foi minha família que não a aceita porque ela é negra. Meu pai não parava de repetir que eu podia arranjar alguém melhor e que ela era feia, grosseirona. Minha mãe não falou nada diretamente, mas sempre se incomodou com o fato de eu estar com uma negra. Meu irmão caçoava de mim pelas costas, fiquei sabendo. A pressão foi tanta que acabei cedendo e desisti do relacionamento. Só que hoje não estou feliz. Eu ainda a amo e quero ficar com ela. Lembro dela todos os dias e fico triste por não estarmos perto um do outro. Será que é possível esquecer um amor?

            Você me pergunta se é possível esquecer o seu amor e parece que você mesmo já sabe a resposta. Tanto que não a esqueceu porque ainda pensa nela e sonha com ela. Vocês não estão mais juntos, mas você gostaria de estar.
            Pelo que você me escreveu você a ama, no entanto, não conseguiu ser corajoso o suficiente para enfrentar o preconceito da sua família e sustentar esse amor. Provavelmente porque você também tem um certo grau de preconceito pelo fato dela ser negra. Caso não fosse assim você não teria se desfeito desse relacionamento.
            Sua família, ao condenar seu namoro, liga mais para o preconceito estúpido do que para a sua felicidade e bem estar. Eles não toleram uma pessoa com pele negra na família porque não a consideram boa o suficiente. Mas quem a namorava era você e não eles, portanto quem teria que decidir se ela era boa para você era você mesmo. Só que você deixou que eles tomassem essa decisão por você.
            No início do seu email você havia dito que não depende de ninguém, mas se engana porque se mostrou dependente da aprovação familiar. Não sei se ela ainda te quer, pode ser que você a tenha machucado com sua rejeição, mas se achar que ainda tem chance com ela por que vai jogar fora seu amor? Os que se amam só são felizes juntos e não querendo a separação enfrentam o preconceito e ignoram as diferenças. Se o que vocês tiveram foi de fato forte pode ser que seja recuperado e depende agora da posição que você vai tomar. O amor ou o preconceito? O que você vai valorizar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário