sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pergunta de Leitora - Sadismo no trabalho


Trabalho em uma empresa que tem vários funcionários e um deles me deixa muito irritada. Ele sempre faz de tudo para me provocar e tirar meu chão. Sei que ele quer a minha posição então ele faz qualquer coisa para me passar a perna. Quando eu erro ele é o primeiro a apontar e a falar sobre isso com todos e vive me criticando. Cria fofocas sobre mim só para me deixar mal. Sempre me porto corretamente, não faço fofocas e nada, mas tenho vontade de revidar a ele com a mesma moeda. Tenho medo de que meu chefe esteja sendo envenenado por ele e passe a me achar incapaz de realizar meu trabalho. Ele vive conversando com meu chefe e se acha íntimo dele. Estou irritada e com medo desse “colega” de trabalho. Como posso reagir a ele sem me prejudicar?

            Quando ele te provoca, ele te convida a reagir mal e espera que você mesma se prejudique perdendo sua posição. Se ele é como você diz, ele provavelmente é sádico e por isso mesmo gosta de jogar e tem prazer em causar sofrimentos em outros.
            É muito importante que a raiva que você sente dele não te deixe cega e faça você meter os pés pelas mãos, ou seja, que você se complique, porque é justamente isso o que ele espera. Entrar no jogo dele e pagar com a mesma moeda só vai dar mais força para o sadismo dele.
            A melhor reação é você nunca entrar no jogo que ele quer te impor. Você vai precisar ter o que popularmente se chama de jogo de cintura para não perder seu chão e sua posição. Você trabalhar bem e se portar como boa profissional é a melhor maneira de criar uma blindagem contra esse sujeito e suas fofocas. Persistir no bom comportamento profissional mostra aos seus colegas, a seu chefe e até a ele mesmo que você tem caráter e não se deixa abalar facilmente. Caso você perca a cabeça e pague na mesma moeda você legitima as fofocas que ele espalha e isso só dará a ele a impressão de que está certo sobre você e de que é mais forte, fazendo com ele continue a te provocar.
            Numa eventual hipótese de que ele passe dos limites é importante que você tenha uma conversa com seu chefe e exponha toda a situação de forma clara e objetiva, mostrando a boa profissional que você é e que o mau comportamento desse colega está lhe prejudicando e por tabela, prejudicando a empresa também. A atitude profissional, no seu caso, é sempre a melhor política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário