sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pergunta de Leitora - Ódio à vida


Tenho 48 anos e já dois filhos crescidos. Ainda estou casada com um homem que não mais me deseja. Nunca fomos felizes em nosso relacionamento, mas nunca pensei em divórcio. Hoje me encontro numa situação muito ruim. Não tenho vontade de nada. Nem de levantar da cama pelas manhãs. Não trabalho, não tenho nenhum interesse na vida. Já tentei começar uma terapia com três terapeutas diferentes, mas não deram certo. Em vez delas me aliviarem elas só me davam mais peso. Por indicação de um delas procurei um psiquiatra para tomar um antidepressivo. Mesmo assim não deu certo. Tomei o remédio por uma semana e quando vi que não mudou nada eu parei e vi que continuava na mesma. Não sei o que fazer para ter mais animo. Sinto que a vida passa e eu envelheço. Queria ter mais motivação. Meus filhos ficam preocupados, falam que eu preciso de ajuda. Eu percebi que eles não ficam contentes quando eu os visito ou eles vem em casa por causa da minha situação. Mas eles também não fazem nada para me ajudar. Só ficam dizendo que eu estou muito deprimida e que preciso de tratamento. Tenho muita vontade de dormir, só dormir. o que o senhor acha que pode mudar a minha vida? Nascer e morrer de novo? Porque eu não tenho mais idéias.

            Por que será que você me escreveu? O que será que espera da minha resposta? Muito provavelmente espera que eu te ofereça um milagre que te tire da situação que você se encontra. Digo isto porque ficou claro que você espera que outros resolvam sua vida sem você ter que se mexer. Você deseja o impossível!
            Já foi a três psicoterapeutas que não te deram uma solução mágica e isso te desmotivou a continuar. A tarefa de um psicoterapeuta não é fazer truques mágicos, mas ajudar o paciente a pensar sobre a própria vida. Se o paciente não se propõe a isso não há nada que o psicoterapeuta possa fazer. O desejo de mudar tem que ser seu e não de outro.
Tomou o remédio por apenas uma semana e esperou que isso fosse causar uma revolução na sua vida. Como sua expectativa não foi atingida, deixou de tomá-lo. Quanta irresponsabilidade!
            O paciente também é responsável pelo próprio tratamento. Sem você se empenhar na sua melhora nada vai mudar. A depressão também pode ser entendida como um ódio à vida. Como sua vida não é como gostaria que fosse, como a realidade é diferente do que esperava, você passa a odiar o ato de ter que viver. Porque viver é se responsabilizar por si. Quando você me pergunta se deve morrer e nascer de novo mostra como odeia a vida. Você realmente não vive, apenas sobrevive e envelhece sem nada aproveitar.
Para começar a viver de fato precisa mudar e para isso precisa entender porque coloca as mudanças necessárias na sua vida nas mãos dos outros e tira a responsabilidade de você mesma. Enquanto ficar esperando por um milagre, ou seja, desejar o impossível, ficará fadada à infelicidade. Muito de sua melhora depende de você mesma. Boa sorte.

2 comentários:

  1. Além do que foi muito bom colocado por você, me parece que esta mulher também precisa de uma boa dose de afeto, de amor próprio e também de recebê-lo de outros. Creio que sua dependência dos outros é um pedido de amor silencioso.

    ResponderExcluir
  2. Psicólogos, terapeutas e afins são enganadores. Vorazes por dinheiro. A verdade única é a vida é um lixo! Uma merda! Aguardar a morte é a única motivação. Se existe um deus, o q duvido, é um grande fdp.

    ResponderExcluir