sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pergunta de Leitora - Palavras têm força


Tenho uma filha de 25 anos que amo, mas que me dá muito trabalho. Ela não é tão estudiosa quanto eu gostaria que fosse e ela nem se cuida como acho que deveria. Só quero o melhor para ela porque sei que a vida é dura e ingrata com quem não se sobressai. Queria que ela se empenhasse mais para ser alguém na vida, mas ela parece se contentar só com o básico. Eu sempre sonhei alto e sei que se eu tivesse tido a oportunidade que minha filha tem hoje eu seria alguém que teria feito historia, teria construído um nome. Tento passar esse desejo para minha filha, mas ela é mole e então acabamos brigando sempre. Quase todos os dias a gente discute e falo que ela não vai ser ninguém se não mudar de atitude. Falo que ela vai ser medíocre se não começar a aproveitar a juventude para conquistar um lugar no mundo. Mas isso tudo não parece assustá-la e ela nem liga. Será que minha filha poderia encontrar motivação numa psicoterapia?

            Você diz que ama sua filha, porém sua atitude é a de quem ataca. Isso acontece porque você quer que ela seja uma extensão e a realização do seu desejo e assim não deixa espaço para ela se descobrir e se desenvolver na pessoa que ela pode e deseja ser. É importante você entender que ela não é você.
            Claro que você pode desejar o melhor da vida para sua filha, no entanto ultrapassa os limites quando passa a desejar por ela. Afinal a vida é dela e ela precisa descobrir o que quer fazer. Só que agindo da forma como vem você mais atrapalha do que ajuda. Atrapalha porque humilha a sua filha ao dizer, quase afirmando, que ela vai ser medíocre e não vai ter um lugar no mundo. Ao repetir isso frequentemente você marca sua filha com a mediocridade.
            Por que você precisa agir assim com ela? Por que usa palavras tão duras e humilhantes para se dirigir a ela? Você diz que a vida pode ser dura e ingrata e você mesma acaba sendo extremamente dura com ela. Será que você sente que a vida foi dura e ingrata com você por não ter conseguido realizar seus sonhos e “feito história” e quer corrigir a sua frustração através da vida da sua filha?
            As palavras têm força. Com palavras certas você pode ajudar uma pessoa, elevá-la e mostrar bondade. Com boas palavras se faz boa política e bons relacionamentos. O amor pode ser expresso nas boas palavras. Por outro lado as palavras também têm o poder da destruição. Você pode prejudicar alguém se não toma cuidado com as palavras que usa.  Com palavras más se faz má política e guerras. Você tem muito a ganhar se fizer uma análise para aprender a usar boas palavras consigo mesma e para com sua filha. Quem sabe você se ajudando não possa lhe preparar melhor para ajudar sua filha de verdade?

Um comentário:

  1. Eu entendo esta mãe, as vezes, somos mais duras do que o necessário e até dizemos coisas que nos arrependemos depois porque é desesperador ver um filho parado, estagnado... colocando oportunidades fora. Normalmente quando chegamos a este ponto é por que já esgotamos todas as outras possibilidades de forma infrutífera.

    ResponderExcluir