segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pensamento



Um Mestre passeava por uma floresta com seu jovem discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre, e resolveu fazer uma breve visita.
Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e das oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.
Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar, sem acabamento, casa de madeira e os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas sujas e rasgadas. Aproximou-se do senhor, que parecia ser o pai daquela família, e perguntou: "Neste lugar não há sinais de pontos de comércio, nem de trabalho. Como vocês sobrevivem"?       
Calmamente veio a resposta:
"Meu senhor, temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte nós vendemos ou trocamos na cidade mais próxima por outros gêneros de alimentos. Com a outra parte fazemos queijo, coalhada, etc., para o nosso consumo... e assim vamos sobrevivendo".
O Mestre agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, despediu-se e foi embora. No meio do caminho, em tom grave, ordenou ao seu fiel discípulo:
"Pegue a vaquinha, leve-a até o precipício e empurre-a lá para baixo".
Em pânico, o jovem ponderou ao Mestre que a vaquinha era o único meio de sobrevivência daquela família. Percebendo o silêncio do Mestre, sentiu-se obrigado a cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo, vendo-a morrer.
Essa cena ficou marcada na memória do jovem durante alguns anos. Certo dia, ele decidiu largar tudo o que aprendera e voltar ao mesmo lugar para contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los.
Quando se aproximava, avistou um sítio muito bonito todo murado, com árvores floridas, carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.
Apertou o passo e ao chegar lá foi recebido por um caseiro simpático, a quem perguntou sobre a família que ali morou há alguns anos.
"Continuam morando aqui", respondeu rapidamente o caseiro.
Surpreso, ele entrou correndo na casa e viu que era efetivamente a mesma família que visitara antes com o Mestre. Depois de elogiar o local, dirigiu-se ao senhor que era o dono da vaquinha que havia morrido:
- "Como o senhor conseguiu melhorar este sítio e ficar tão bem de vida"?
A resposta veio com entusiasmo:
- "Tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante tivemos que aprender a fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos".
E completou feliz:
- "Assim, conseguimos conquistar o sucesso que seus olhos vêem agora"!


A acomodação é um sério risco para o desenvolvimento da nossa potencialidade. Cair na acomodação é fácil já que todos nós temos uma tendência a evitar o trabalho e se entregar àquilo que não exige esforço nenhum. Ficar acomodado é se acostumar com a pobreza que pode existir em nossas mentes sem procurar construir algo de valor. Afinal, está tudo mais ou menos caminhando, muitos pensam e até dizem, e com isso tiram a responsabilidade que têm para se desenvolverem.
É muito importante que não nos acomodemos apenas em sobreviver, mas que possamos procurar viver. Uma casa é muito mais além de um chão, paredes e teto. Ela também necessita de acabamento para transformar aquele lugar num verdadeiro lar, aconchegante e bonito. E para se concretizar o acabamento é necessário bem mais trabalho, tempo e empenho.
        Tal como damos um acabamento numa casa também podemos dar um “acabamento” em nossa vida. Para se sair da acomodação é necessário então ser diligente em trabalhar-se e não esperar que as coisas caiam do céu trazendo tudo pronto. Ser diligente consigo é ser zeloso por tudo aquilo que você faz por si e estar sempre a combater a acomodação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário