segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pensamento

“A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre após cada queda”
(Confúcio)

            A vida é feita de quedas, ou melhor, a vida é feita de se refazer após as quedas. Não existe alguém que uma hora ou outra não caia. Isso faz parte do jogo de se estar vivo. Tendemos a considerar as quedas como fracassos, mas elas além de ser inevitáveis podem nos fortalecer a andar melhor.
            Uma criança que ensaia seus primeiros passos é claro que vai cair. Pode até se machucar e chorar, mas logo se refaz e tenta andar novamente. Se não fosse assim, se ela desistisse no primeiro tombo, a criança não andaria nunca. A queda também pode ser entendida não só apenas como física, mas principalmente como algo simbólico. Na vida estamos sempre propensos a cair, porém o essencial é que estejamos sempre prontos a nos levantar,
            Levantar-se passa a ser então o que vale. O tombo faz parte e todos caem. Agora se reerguer é que exige mais. Demanda mais energia e que se tenha esperanças de voltar a andar melhor e sem tropeçar nos mesmos buracos. Em outras palavras o cair é uma maneira de nós aprendermos a andar com mais desenvoltura e segurança. A grande glória do ser humano é aprender com os próprios erros e com isso evoluir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário