sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pergunta de Leitora - Mau-olhado

Morro de inveja da minha irmã. Ela é casada com um home bonito e rico, tem um bom trabalho e não precisa se preocupar com nada. Eu nem namorado tenho, trabalho num lugar que nem paga bem e só tenho tristezas. Quando minha irmã conta algo bom eu não consigo me controlar e fico de cara amarrada. Não sorrio e o dia acaba para mim. Me assusto comigo mesma ao perceber que posso ter tanta inveja assim da minha irmã que sempre foi muito boa. Queria ser ela e ter a vida dela. Não queria ser quem sou. As vezes de noite eu fico criando ilusões e um dia sem querer eu imaginei que minha irmã morria num acidente e eu pegava o lugar dela e tinha a vida dela. Na hora foi tão boa essa ilusão, mas agora me sinto suja. Como domino a minha inveja?

            Você diz que “foi sem querer” que imaginou a morte da sua irmã e você tomando o lugar dela. Sem querer implica um descuido da parte de alguém, algo que alguém não tencionava fazer. No seu caso o descuido foi da sua consciência que permitiu que esses impulsos existentes na sua mente viessem à tona revelando a destrutividade da inveja que sente.
            Fica claro no seu email que você considera sua irmã uma pessoa que tem tudo e você nada. Por que será que você precisa se colocar para baixo? Por que você estabeleceu como verdade que sua irmã pode tudo e você nada? Será que há um prazer inconsciente em colocar as coisas nestes termos? Poderá encontrar as respostas para essas perguntas ao analisar sua história de vida e assim se libertar desse sentimento de menos-valia e não ficar mais presa à posição que hoje você está.
            O que te assustou foi se dar conta de que a inveja é um sentimento altamente destrutivo. O popular mau-olhado é quando você se olha de uma maneira cruel, destruindo tudo que de bom pode haver em sua mente. Quanto mais você ataca o objeto da sua inveja mais você se sente desprovida de coisas boas o que por fim alimenta ainda mais a inveja que tem dos outros. É um círculo vicioso que pode ser quebrado à medida que for construindo uma imagem de si mais auto-confiante nas suas capacidades e potencialidades.
            Ao se debruçar sobre sua história há a chance de ver a origem desses sentimentos, se reconstruir e colocar mais coisas boas em sua mente para assim não ficar tão vulnerável à inveja. Para conseguir dominar a inveja que sente é preciso que você venha a construir uma mente, largar mão do imperativo que a leva a se rebaixar e começar a viver a sua vida. Seria bom você contar com a ajuda de um analista que saiba te escutar e te ajude nesse trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário