segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pensamento

Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela. Mas há, também, aquelas que fazem de uma simples mancha amarela, o próprio Sol. 
(Pablo Picasso)

            Picasso, com essa frase acima, falava da arte, mas essa mesma citação também pode servir para falar da vida. A arte só pode existir se houver criação. O verdadeiro artista está sempre inventando e reinventando e jamais se acomoda. Faz parte do trabalho artístico inovar e quebrar velhos conceitos e paradigmas para ajudar nascer algo novo. A verdadeira arte não precisa razão para existir, ela simplesmente é e abre uma nova janela onde o humano pode se ver.
            Ao olharmos para a biografia e obras de Picasso podemos vislumbrar a visão de um gênio. Foi genial porque ousou romper com tudo que lhe havia sido ensinado e usar seu conhecimento, suas experiências e talento para criar o inusitado. Seu envolvimento com sua arte era tão intenso que o permitiu seguir adiante mesmo quando os comentários e críticas sobre o que fazia lhes eram desfavoráveis. O que lhe importava mais era fazer da mancha o próprio sol e não o contrario. Ele, certamente, não temeu se comprometer com sua própria vida e isso pode ser visto através das riquezas de seus trabalhos que não deixam duvidas de sua capacidade criativa.
            Nem todos somos artistas inovadores e capazes de criar obras. No entanto, somos artistas de nós mesmos. Podemos e devemos criar e recriar nossas vidas quantas vezes forem necessárias para que possamos fazer delas nossas obras primas. Quebrar velhos hábitos que nunca nos levarão a nada novo e só nos conduzirá ao mesmo caminho com os mesmos resultados. É importante não se acomodar e usar das experiências de vida como matéria prima para modelarmos a obra que criaremos. Comprometimento consigo mesmo é vital para ser um verdadeiro artista de si mesmo. Quando a vida não vai bem, quando ela está pesada e sem sentindo é preciso criar um significado novo. Não deixar que a vida se transforme apenas numa mancha é um trabalho artístico ao qual todo nós somos chamados a realizar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário