sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pergunta de Leitor - Maneiras Arcaicas


Sou um homem pai de família e sempre correto com minhas mulheres. Tenho uma esposa e duas filhas. Minha filha mais velha tem 17 anos. Ela quer fazer vestibular para direito e o problema é que eu não acredito que uma faculdade seja bom. Claro que estudar é bom, mas nas faculdades eu só vejo jovens perdidos e drogados. E ela quer namorar um rapaz aí, a minha mulher me contou. Não sei quem é esse rapaz, só sei que ele nem evangélico é. E isso não vou permitir. Nós somos evangélicos e eu não quero que ela namore alguém que não seja digno dela. Eu quero alguém correto. Queria casar minha filha com alguém de respeito. Só que ela anda ultimamente muito revoltada e me peitando. Ela não entende que eu só quero o bem dela. Eu sou o homem da casa e não admito desrespeito comigo. E não quero perder minha filha. O que eu faço para ela entender a situação?

            Não quer que a filha estude porque nas faculdades só tem perdidos e drogados. Não permite que ela namore e quer que se case só com alguém que seja do seu critério. É o homem da casa e não admite ser contrariado. Céus! Em que século você parou? Se assemelha àquela imagem dos antigos coronéis que tratavam a família e principalmente as mulheres como se fosse seu rebanho de cabras. Elas não são cabras, mas pessoas.
            Sua filha não é uma propriedade que você tem a posse, portanto não há porque temer perdê-la. Só se perde o que se tem. Agora você pode sim perder a confiança dela. Já está perdendo. Para que isso não piore é necessário que você mude e pare de agir de forma tão arcaica.
             É compreensível que sua filha o esteja peitando. Ela quer e tem o direito de descobrir a vida. Nem todos os universitários são drogados e perdidos e ela só tem a ganhar em estudar e se tornar uma boa profissional. Quer tirar isso dela? Quanto ao namorado, pois possivelmente eles já estão namorando, você fez dele o demônio sem nem mesmo conhecê-lo. Se você abrir a porta da sua casa a esse namoro você terá a chance não só de parecer mais acolhedor como também vir a saber que esse rapaz pode ser muito bom, mesmo não sendo evangélico. Ou será que você pensa que só evangélicos têm bom caráter?
           Sua filha não precisará te peitar se você passar a tratá-la como uma pessoa. Quem impõe regras ditatoriais e impossíveis de serem seguidas convida o outro a transgredir. Você se apega a ilusão do controle e quando abrir mão dessa ilusão e priorizar um verdadeiro relacionamento com sua filha ela poderá te respeitar. Caso persista na imagem do velho coronel você só a afastará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário