segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pensamento

“Coragem não é a ausência do medo, mas a capacidade de reagir a ele.”
(Ditado popular)

            Medo todos temos, portanto é algo natural. Aliás, ele até pode ser muito útil quando nos protege e nos evita de fazer alguma bobagem que nos coloque em perigo. Então o medo não é de todo mal e contribuiu muito no nosso processo de evolução. Mas medo em demasia não serve para nada além de atrapalhar em aproveitar a vida.
Sentir medo, de várias coisas e maneiras, de forma muito intensa paralisa, tornando a pessoa temerosa em viver experiências. Teme errar e que as experiências resultantes dos erros sejam más e negativas e que venham a machucá-la profundamente e sem possibilidade de reparação. Sendo assim se refugia na imobilidade e não cresce.
            Para que não seja desse jeito é necessário reagir a esse medo criando espaço na mente onde os erros, que porventura vierem, sejam acolhidos e que com eles se aprendam. Ao evoluir através das aprendizagens criamos mais e mais confiança que por fim fazem com que não nos apeguemos ao medo, mas sim na sadia ousadia que nos permite viver melhor. Para se ter coragem é necessário abrir o coração para vida e o que ela tem a oferecer. A palavra coragem vem do latim cor que quer dizer justamente coração. Inflem seus corações para enfrentar os medos que te possuem!

2 comentários:

  1. Quando o medo se torna um aliado, amadurecemos e podemos ousar. Eu penso assim, concorda?

    ResponderExcluir
  2. Então Angela, não sei se consigo pensar no medo como aliado. Penso que é algo natural, mas estou falando desse medo que é um processo "normal", se posso dizer assim. Porém o medo que imobiliza já não tem mais nada natural, é criação e invenção a serviço da não-vida. Penso que esse medo só pode ser vencido, senão ele nos vence. Agora o medo natural sim, pode e deve ser um aliado na nossa preservação. O medo "natural" nos dá contenção para que não nos prejudiquemos.
    Um abraço e obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir