sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pergunta de Leitor - Desejar falar


Como posso ter garantias de que vou me beneficiar de uma terapia? Ainda mais levando em consideração que é sempre um processo demorado e que custa caro. Até hoje não estou convencido de que essa historia de terapia ajuda. Acho que é cada um por si afinal ninguém tem como resolver os problemas dos outros. Quais são seus argumentos que me convenceriam de que eu poderia tirar alguma vantagem de estar em terapia?

            Realmente não tenho nenhum argumento que te convenceria de que a psicoterapia pode ser de alguma ajuda, até porque não acredito no ato de convencer alguém. Você me pede que eu aja como um pregador, ou seja, como alguém que acredita possuir alguma verdade e resolve pregá-la. A psicoterapia está longe de ser isso.
             Não há como ter garantias quando você inicia um processo psicoterápico. A psicoterapia implica numa relação que se estabelece entre psicoterapeuta e paciente e não se trata de um bem que você adquire que vem com certificado de garantia. Nesse relacionamento, pelas palavras que o paciente usa para contar sua vida, há a possibilidade do paciente vir a se enxergar com outros olhos, através dos apontamentos que o psicoterapeuta lhe faz, e assim buscar mudanças que venham melhorar o modo como vive. Portanto é equivocada a sua idéia de que um psicoterapeuta vai resolver algum problema.
            A conversa psicoterapêutica pode abrir os horizontes internos de uma pessoa permitindo que ela encontre alternativas para situações que trazem angústia e dor. Até arrisco dizer que a psicoterapia pode oferecer uma maneira do paciente se reeducar para viver melhor. Ao falar o paciente se dá conta da historia que constrói para si e pode se entender e se aceitar. Por isso não é um processo rápido.
          Para alguém se beneficiar de uma psicoterapia não é necessário convencimento algum. Basta a pessoa desejar falar e encontrar um profissional que a escute e interprete sua fala . As mudanças aparecem conforme esse processo for ocorrendo.

2 comentários:

  1. Sylvio,
    cheguei aqui pelo blog de uma amiga. Já faz tempo que li suas palavras pela primeira vez. Voltei hoje para te dizer o quanto te respeito
    e admiro pelo que aqui expõe como profissional. Sou sua colega de profissão, mas muito antiga, me formei no PUC do Rio de Janeiro em 1966. Poucas vezes pude respeitar um colega, como o faço agora, por suas palavras. Que a vida te abençoe e te mantenha com esta lúcida sensatez.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como todo psicólogo, falou, falou, falou e não disse nada. Prova de que psicoterapia é uma farsa.

    ResponderExcluir