segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pergunta de Leitora - Suicídio


Não consigo entender até hoje porque meu filho se suicidou. Isto aconteceu há mais de 4 anos. Ele era jovem, tinha a vida pela frente e nada lhe faltava. Parecia feliz. Nunca percebi nada de errado. Depois de sua morte minha vida desmoronou. Meu marido me abandonou e me acusou de nunca ter prestado atenção no que acontecia. Comecei a beber e vejo que estou cada vez pior. Por que alguém aparentemente feliz se suicida? Não consigo esquecer.

            Estar aparentemente feliz não significa estar de todo bem. Obviamente algo não estava bem e fez com que seu filho não pudesse mais acreditar em apostar na vida e preferir a morte. O suicídio é um ato de extrema violência que uma pessoa comete contra si e deixa as pessoas ao seu redor completamente desnorteadas.
            O que o levou a se matar não sei. Só ele poderia nos dar essa resposta. Agora entendo que sua vida tenha desmoronado. A morte de um filho por si só já é trágica, imagina a morte devido a um ato tão brutal como esse.
         Com esse infeliz acontecimento tudo parece se desfazer. Seu marido reage de uma forma a lhe culpar e lhe abandona. Você começa a beber e se destruir tentando procurar uma explicação que talvez nunca tenha. Nem sempre podemos ter todas as explicações.                  
           Seria tolice da minha parte dizer que um dia tudo isso vai ser esquecido. Não vai, mas o que eu posso lhe dizer é que você tem todo o direito de se refazer. Você se destruir não vai trazer seu filho de volta e nem vai dar as respostas que você tanto quer. O caminho agora é procurar se reestruturar da forma possível. Se você ainda não procurou, procure ajuda o quanto antes para aprender a suportar esta dor sem se destruir.

Um comentário: