quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Carência Afetiva


          Uma hora ou outra todos nos deparamos carentes afetivamente. No entanto, há alguns tipos de pessoas que vivem carentes por todo tempo. Elas não conseguem suportar a falta e sentem uma “fome” muito intensa em terem suas necessidades atendidas o mais rápido possível. Esse tipo de atitude faz com que exijam demais das outras pessoas e acaba por prejudicar seus relacionamentos sociais, amorosos ou até profissionais. Por mais atenciosos ou amorosos que sejam as pessoas com quem o carente se relaciona ele sempre quer mais e nunca se dá por satisfeito. Como diz o ditado popular é um saco sem fundo.
            Há muitas formas da carência afetiva se manifestar. Podem ser aquelas pessoas que sempre pensam que não são amadas o suficiente, pensam não ter o suficiente, ou pensam não receber nunca o bastante. Estando insatisfeitas essas pessoas buscam então uma compensação. Aliás, muitos problemas de obesidade são uma forma de carência. É quando a pessoa compensa colocando mais comida para dentro tentando preencher uma falta que certamente não será mitigada com o excesso de comida. Até mesmo quem abusa das drogas ou álcool está tentando suprir suas faltas. Outras pessoas têm uma atitude de sempre exigir que outros lhe resolvam suas carências, o que termina por tornar sua companhia indesejável.
            Só que o problema de se tentar resolver a carência se excedendo com alguma substância ou tentando forçar alguém a lhe dar aquilo que sente que necessita é que elas ficam presas a um ciclo vicioso. Nunca ficam satisfeitas e sempre querem mais e repetem esse modo de viver sem jamais perceberem que assim não encontrarão pelo que realmente anseiam.
            Essa carência que sentem provavelmente se originou na infância e marcou toda a experiência de vida dessas pessoas. Elas nunca puderam desde o inicio internalizar uma boa auto-imagem, uma imagem que pudesse trazer autoconfiança em enfrentar as faltas da vida e ir à luta para superar algumas delas. Sempre ficaram com uma auto-imagem de pessoas fracas e incapazes que dependem totalmente de algo ou de alguém que venha a lhe suprir, deixando-as mais parecidas com crianças do que com adultos verdadeiramente maduros.           
           É muito importante quem se encontra nesse estado de carência se voltar para aquilo que realmente pode ajudá-los a crescerem e construírem uma melhor auto-confiança para fortalecer os próprios talentos e se sentirem capazes de cuidar de si mesmos e satisfeitos com as conquistas alcançadas. Assim a busca por compensações pode ser abandonada e adotado no lugar modos de viver bem mais condizentes com a vida de um adulto. Alguém só larga as compulsões quando se tem algo melhor para colocar no lugar. Nesses momentos uma boa psicoterapia é de excelente ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário