domingo, 31 de julho de 2011

Pergunta de Leitora - Ser mãe ou não ser mãe?


Tenho 34 anos e sou casada há três. Vivo muito bem com meu marido. Curtimos a vida e somos felizes em nossos trabalhos, mas ultimamente algo vem me preocupando. Não sei se quero filhos e nem meu marido. Mas nossas famílias dizem que devemos ter filhos logo. Que se eu não tive-los eu irei me arrepender. Dizem que uma mulher só é completa se for mãe. Me sinto mal por não ter esse desejo intenso de ter filho e tenho medo de que isso revele que sou insensível. Por que tantas mulheres desejam tanto um filho e eu não? Será que sou egoísta? Dizem que um filho é a luz da vida, mas sinto que a luz da minha vida sou eu e meu marido.

            Há mulheres que desejam filhos e outras que não. O que não pode haver é generalização dizendo que todas as mulheres são iguais e só se realizam de fato quando cumprem o papel materno. Pensar desta forma é ignorância e mesquinho com seu desejo.
            As únicas pessoas que podem decidir se querem ou não um filho é você e seu marido. Afinal, seriam vocês que teriam que se responsabilizar pela criação dessa criança. Portanto, só mesmo vocês podem saber o que desejam para suas vidas. Ser mãe implica muito mais do que apenas engravidar, parir e jogar o filho no mundo. A maternidade passa pelo desejo. E pelo que você me disse, ao menos neste momento, não é o que você quer. Então não caia no engodo de que a mulher tem um papel a cumprir e que só se satisfaz ao se tornar mãe.
            Você ainda é jovem e tem alguns anos para realmente saber o que você e seu marido querem. Use mais seu tempo para conhecer seu desejo e não ficar se colocando em dúvida baseada no que os outros esperam de você. Se você decidir algum dia ser mãe, faça isso pelo seu desejo de ter um filho e não para seguir convenções. A vida é sua. Quem paga o preço por ela é você, por isso é importante você decidir bem o que quer fazer dela.

Um comentário:

  1. Não gosto de crianças. Naõ quero filho. Não sei por que todos queem filhos?

    ResponderExcluir