quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pergunta de Leitor - Separação


Estou muito infeliz no meu casamento, mas acho que não posso me separar. Tenho dois filhos pequenos e se eu me separar da minha mulher eles vão sofrer muito. Pelo menos é isso o que dizem: que filhos de casais separados têm traumas e sofrem mais na vida. Acontece que tanto eu como minha mulher saímos com outras pessoas e não nos suportamos. Nem mesmo mais respeito temos um pelo outro. Já até nos batemos uma vez. Queria que ela tomasse vergonha na cara e pedisse logo o divórcio para podermos viver em paz. Quando nossos filhos forem maiores eu me separo, mas como agüentar até lá?

            Em sua opinião crianças de pais separados carregam traumas e sofrem mais. E crianças que vêem os pais se baterem por acaso sofrem menos? Mesmo que seus filhos não tenham visto vocês partirem para a agressão física pode ter a certeza de que eles sentem de que algo vai muito ruim entre vocês e essa tensão deve ser muito mais difícil de carregar.
            Precisamos ser realistas e encarar o fato de que relacionamentos acabam e muitas vezes cada um seguir com sua vida é a coisa certa a se fazer. Os divórcios existem para isso. No entanto, você se apega a um relacionamento que está acabado. Agora cabe você se perguntar o porque disso.
            Seria interessante você também se questionar porque você espera sua mulher tomar a atitude de pedir o divórcio e não você. Será que ao agir assim você não está deixando de assumir responsabilidades por sua vida e jogando tudo nas costas dela? Será que desse jeito você se sente menos culpado? São questões que valem a pena você encarar de perto para quem sabe poder se livrar delas e começar a viver melhor.
            Você e ela viverem bem é o que de melhor vocês podem oferecer para seus filhos. Eles precisam de pais felizes e sãos e não de pais que se odeiam e por isso mesmo pregam uma visão de mundo miserável. Procure ajuda para conseguir se separar e tocar para frente sua vida. Você estar bem é seu direito e estando bem possibilitará você cuidar melhor dos seus filhos.

2 comentários:

  1. Olá Sylvio,

    Concordo plenamente com suas sabias palavras. A separação é algo nada fácil. Entretanto, quando se sente que as coisas não correm bem é preciso tomar atitude e enfrentar a realidade. Traumas maiores podem surgir da insistência em um relacionamento onde não existe mais amor, cumplicidade e doação.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. O que está em evidencia são os filhos, porém a situação que sustenta e atribui significado a toda essa história não são os pequenos, mas o estereótipo e o referencial de família tradicional que julgamos ser o ideal de felicidade.

    Cabe aqui ainda outra reflexão: os fins realmente justificam os meios?

    Muito bom seu blog, parabéns.
    Pedro Paulo - Escritor do blog Ciência e Vida

    ResponderExcluir