sábado, 11 de junho de 2011

Para que serve a psicoterapia?

            “Conhece-te a ti mesmo”. Essa famosa frase inscrita no Oráculo de Delfos na antiga Grécia e usada por muitos sábios continua atual e necessária. A importância de se conhecer é que quem não se conhece fica preso aos impulsos inconscientes e acaba sempre se repetindo. São aqueles indivíduos que nunca mudam; estão sempre acorrentados a hábitos e pessoas que gostariam de se ver livres.
            Quem nunca ouviu falar da história daquela garota bonita e inteligente, mas que só se relaciona com homens sem-vergonhas? Ou daquele rapaz esperto que perde a compostura e a razão quando se embebeda todo fim de semana? E muitos outros casos de pessoas que não conseguem mudar e ficam sempre na mesma e na pior? Na maioria das vezes essas pessoas estão sofrendo e muito. No entanto, continuam a sustentar o mesmo padrão de resposta para a vida: se repetem e se empobrecem.
Todos esses comportamentos têm uma origem que pode ser encontrada na mente. Eles não aparecem do nada. Porém, para poder modificá-los é necessário adentrar a mente e pagar o preço por se conhecer. Não é um processo fácil. Exige paciência e persistência de cada um para vir a conhecer e aceitar suas próprias verdades. O que mais existe são pessoas que procuram se evadir de suas verdades se apegando a racionalizações. Ou seja, em vez de irem em busca do conhecimento de si terminam por falsear a própria vida.
            A questão é que essas pessoas que se enganam continuam a desconhecer a fonte de seus problemas e por isso estes permanecem sempre os mesmos. Aí vem a angústia e o desespero e lamentam terem um carma difícil e pesado. Até acho que essa historia de carma existe mesmo! É o nosso inconsciente que dirige nossas ações e nos torna fantoches dos impulsos.
Para sair desse ciclo de repetições só mesmo usando a mente que, aliás, é o melhor recurso que podemos dispor na vida. A psicoterapia vem para ajudar a mente num trabalho de elaboração. Para questionar por que essas repetições têm sempre que acontecer. Para vislumbrar alternativas de como viver. Para pensar de verdade. Abrem-se possibilidades que antes não haviam sido cogitadas. Tudo isso é permitido pela psicoterapia para aqueles que ousam se aventurar a desbravar um novo continente: o próprio inconsciente. Todo o mundo, em menor ou maior intensidade, está preso à repetição. Só que se o desejo de se ver livre for verdadeiro encontra-se um caminho para a liberdade.

Um comentário:

  1. Olá Sylvio!!
    Gostei muito de seu blog,e já estou te seguindo, bom saber que do outro lado da tela você se preocupa em responder as perguntas que afligem as pessoas,assim ajudando a resolverem seus problemas...
    Parabéns!!!
    Abraços

    ResponderExcluir