sábado, 4 de junho de 2011

Celebração do Amor


            No dia 12 de junho se comemora o dia dos namorados. Essa data foi escolhida pois antecede o dia de Santo Antonio, conhecido santo casamenteiro. É um dia celebrado pelos casais de namorados e por aqueles que se amam. Na verdade todos os povos, antigos e atuais, têm uma tradição para se comemorar o amor. Muda-se o nome do santo (nos EUA, por exemplo, é São Valentim) ou até mesmo a data, mas o principal que é a celebração do amor está presente.
            Obviamente todos os dias são apropriados para a manifestação do amor, porém muitas vezes devido ao corre-corre dos nossos dias não prestamos atenção em quem amamos ou o que isso tudo representa para nós. Podemos então fazer uma reparação disso no dia dos namorados.
            Creio ser uma data especial para podermos ser gratos pelo amor recebido e dado. Onde há amor há uma troca de afetos e aprendizagens que nos tornam maiores, mais ricos e mais sábios. A alegria por se saber amado e por amar deve realmente ser cantada como um dos maiores tesouros de nossas vidas.
            O namoro é o começo de uma relação entre duas pessoas que ainda estão se conhecendo e que por isso mesmo estão cheios de fantasias e encantos. Não é a toa que esse é um período extremamente romântico e sempre presente nas recordações de muitos casais. Conforme o tempo passa e a realidade se impõe, há a chance de se reformular as fantasias iniciais e viver um relacionamento verdadeiro e mais longo, onde um passa a conhecer e querer a presença do outro. Escolhe-se estar com o outro. Uma das declarações de amor mais bonitas que já ouvi foi a de um ex-padre jesuíta que largou o sacerdócio para viver ao lado de sua amada e disse a ela: Posso muito bem viver sem você. Não preciso de você para estar vivo, mas escolho viver com você, com tudo que isso pode trazer de dificuldades, porém olho acima de tudo para a maior recompensa da minha vida que é eu me permitir lhe amar e ser por você amado.
            Que esse dia seja para os todos os casais, de qualquer idade, reviver esse encantamento inicial que é estar enamorado, poder se conceder fantasias que lhe enriqueçam, renovar os votos de suas uniões e com isso se rejuvenescerem e guardarem dentro de si promessas de um mundo mais doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário