“Ano novo, vida nova”. Com frases assim muitas pessoas começam o ano novo. Esperam que a passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro seja um acontecimento que por si só leve à mudanças e transformações. As pessoas anseiam por modificações em suas vidas, criam expectativas de melhoras e de grandes conquistas, porém esperam que essas coisas se deem com elas sem que muitas vezes elas não precisem fazer nada a respeito. O réveillon não tem esse poder, é só uma data comemorativa que criamos no calendário para marcar a passagem de um ano para outro, no entanto a mudança precisa ocorrer dentro de nós e não nas folhas do calendário.
Até mesmo para termos esperanças é necessária certa dose de princípio de realidade, caso contrário corremos o risco de nossas esperanças serem apenas expectativas muito irreais. Esperança baseada na realidade, entretanto, é algo que pode levar a muitas consequências favoráveis e benéficas. Isso ocorre porque só temos êxito em qualquer coisa que nos propomos quando trabalhamos com e na realidade.
As pessoas desejam as coisas mais variadas possíveis e esperam que tudo possa lhe ser dado milagrosamente. Imagine, por exemplo, que uma pessoa deseje uma bela e maravilhosa mansão e esta lhe seja dada de bandeja. Com certeza a pessoa ficará muito extasiada com tal presente, eufórica até, mas passado toda essa alegria há vários problemas a considerar. Se ela simplesmente ganhasse a mansão como ela pagaria o imposto que teima em vir todo ano? Como ela daria conta das manutenções para permitir que a mansão não decaísse? Como ela pagaria todos os empregados necessários para manter a casa e quintal limpos e organizados? Enfim, são fatos que precisariam ser considerados. Não basta apenas ganhar a mansão, mas ver se há condições de manter algo que se deseje, de checar se há preparo para ter o que se deseja.
Isso acontece muito com ganhadores de loteria. Há vários relatos de ganhadores de grandes somas de dinheiro que da noite para o dia ficaram ricos em suas contas bancárias, mas não tinham internamente nenhuma preparação, nunca desenvolveram nenhuma condição para lidar com tal quantia exorbitante. O resultado foi que a grande maior parte dos agraciados na loteria perderam tudo em pouco tempo. Alguns até viveram tragédias horrorosas por causa de seus ganhos para os quais não estavam aptos a administrar. O sonho virou rapidamente um terrível pesadelo. Quando não levamos em conta a realidade a chance de nos darmos mal é sempre grande.
Quando desejamos algo para o início do ano novo precisamos manter os pés no chão e ir nos preparando, criando em nós condições para conseguir viver o que tanto queremos. Assim, as mudanças são feitas internamente, em nossas vidas, em nossos pensamentos e maneira de funcionar, para poder lidar com o que desejamos. A mágica, assim, não será mais dada pela passagem do calendário ou pelos pedidos que fazemos comendo sete uvas, pulando sete ondas ou qualquer coisa do gênero, contudo acontecerá quando abrimos e mantemos as condições dentro de nós. Quando trabalhamos o nosso desenvolvimento mental ficamos fortalecidos para dar conta dos nossos planos e sonhos. Um feliz ano novo a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário