quinta-feira, 9 de julho de 2020

Pergunta de leitora - Tomar as próprias rédeas


São quase 18 anos de casamento com um homem bom para o senso comum, provedor, mas desde os primeiros dias da lua de fel - sim, lua de fel - não me ajuda a realizar os meus sonhos, não me deu um filho. Tenho agora 41 anos, ele 46 e ele não se move. Ele é um iceberg (intimamente falando). Sou fiel, sou cristã, mas sempre fui infeliz. Canto num ou noutro evento, mas não me sustento. Ele banca a casa, mas é bem sovina. Parecemos irmãos; o amor, se existiu, ficou na igreja, na cerimônia de casamento. Percebo que ele não quer que eu, de fato, leve a música adiante. Ele quer me transformar numa "Amélia", coisa que nunca fui nem serei. As expectativas conjugais são as piores e eu não sei o que fazer da minha vida. Preciso de uma direção, Ele não tem ambição intelectual, eu evoluí e ele ficou nas coisas mínimas e é praticamente uma irmã porque, para mim, é quase um assexuado. Hoje mesmo já tivemos uma discussão. Vivo num relacionamento abusivo. Os meus sonhos e planos pessoais não importam. Ele não precisa de uma esposa com todas as minhas qualidades. Para ele, uma faxineira basta e não quero o lugar de faxineira. Estou muito infeliz.

            Deve ser muito frustrante viver um casamento que parece infeliz. Frustrante também é não se sentir realizada no que gosta de fazer e se ver desvalorizada. No entanto, ao ler seu e-mail fico com a impressão que toda sua vida, ambições e desejos você deixou na mão dele e pouco tomou para si própria as rédeas do que quer.
            Por exemplo, você disse que ele nunca levou a sério o seu interesse pela música, mas não é ele quem tem que levar isso a sério, é você! O desejo é seu e se ele considera isso ou não pouco importa. Parece que você quer que ele faça algo por você ou que funcione por você. Se você o coloca no lugar daquele que tem que realizar os seus desejos fica mesmo em maus lençóis.
            Como você mesma reconhece são 18 anos de casamento e partindo do que você fala, são anos infelizes. A questão é o que você fez para si nesse tempo todo? Se sente que o casamento é algo que não te satisfaz você não é obrigada a ficar nele para sempre. Se vocês só estão convivendo juntos sem viver realmente um casamento está na hora de repensar o que está fazendo da sua vida, bem como o que quer daqui para a frente.
            O que não dá é ficar esperando que ele mude, que ele passe a te realizar ou a lutar pelos seus sonhos e ambições. Isso terá que ser um movimento seu e só seu. A nossa felicidade é algo que jamais podemos colocar nas mãos de quem quer que seja. Quem faz isso cai mesmo na infelicidade. E lembre-se: não importa o que ele quer que você seja ou faça, mas o que você quer. Isso não pode, jamais, ser esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário