sexta-feira, 26 de julho de 2019

Pergunta de Leitora - O sonho e o desejo




Gostaria muito que você olhasse essa mensagem! Eu tive um sonho e sempre quis saber o que significa, se é só paranoia minha. Eu estava em uma floresta e nela tinha uma casa em cima de uma pequena serra, uma casinha simples e eu dançava com um rapaz. Nós dois dançávamos como se estivéssemos em um baile. Estava vestida com uma blusa branca, jaqueta vermelha de couro, mini saia jeans e um meião preto com uma bota marron e ele usava uma roupa preta, camisa social e calça jeans e nós dois estávamos muito felizes e apaixonados nesse sonho. Desde então eu me apaixonei por esse homem que não sei quem é! Detalhe: a floresta tinha uma mistura de um lugar brasileiro com uma mistura americana. Vou te dizer como era o rapaz. Tinha olhos azuis, alto, branco e cabelos pretos, era um pouquinho comprido. Eu sempre dizia aos meus amigos que eu me casaria com um americano de olhos azuis e loiro, mas depois que sonhei com esse homem de cabelos pretos me apaixonei e agora meu coração bate forte quando penso nele e fico imaginando nós dois. Isso é normal ???


            Você teve um sonho que mexeu bastante e te inspirou. Freud, criador da psicanálise, sempre se interessou pelos sonhos e escreveu seu famoso livro A Interpretação dos Sonhos, onde decorre sobre a natureza do material onírico (sonho) explicando vários elementos que antes eram tidos como sem importância e significado pela ciência. Os sonhos, nas palavras de Freud, são a via régia para o inconsciente, ou seja, são como uma estrada pavimentada que nos leva para o nosso mundo mental.
            Uma das, entre tantas,  funções dos sonhos é a realização de desejos. Em crianças, fica-se bastante perceptível esse processo quando os pequenos sonham que estão brincando, ganhando presentes ou comendo comidas gostosas. Aquilo que é um desejo, torna-se através do sonhar, algo que dá a sensação de realidade. Alguns estudiosos da neurologia até mesmo afirmam que gatos e cachorros, por exemplo, sonham que estão se fartando com alimentos.
            Para uma interpretação mais acurada só mesmo se você se colocar em análise e nela, junto ao seu analista, empreenderem um processo de associações que levem ao sentido mais verdadeiro do sonho. Interpretar um sonho não é consultar um almanaque e forçar sentidos, mas é um trabalho que requer que você vá trazendo para os elementos do sonho as suas ideias e crenças, para que o material seja então “compreendido” de uma maneira que traga um sentido. É trabalho artesanal e demanda um processo analítico.
           Quanto a seu sonho, não há como dizer com detalhes o que significa, porque como dito acima requer todo um processo. Porém, ousaria dizer que você realiza um desejo nele que é se apaixonar. Talvez interesse menos o rapaz do sonho e mais o fato de que você se encanta ao se perceber apaixonada. Possamos, talvez, dizer que você está apaixonada pela paixão. Realiza através do sonho uma paixão arrebatadora que faz o coração bater forte até mesmo quando já acordada. Apesar do sonho trazer a sensação da realização de um desejo, a verdadeira realização só acontece no mundo real. O sonho você já tem. Quem sabe, então, não venha a aprender a “dançar” no mundo externo e a viver o que puder ser vivido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário