sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Pergunta de Leitor - O Coração também precisa Falar




Como faço para ter coragem na vida? Tenho medo de tudo. De ficar pobre, de ficar doente, de perder meus pais, de ser assaltado, de não ter emprego, de bater o carro, de ser sequestrado, que o banco vá a falência e afunde minhas economias. Sério. Tenho medo de tudo isso, todos os dias. Há dias que imagino mais uma coisa e menos outra, mas é sempre nesse ritmo e não sei o que fazer para parar tudo isso. Queria ser corajoso, mas me sinto o maior covarde que conheço. O que posso fazer?

            Nos dicionários o significado de coragem é: firmeza de espírito perante perigos, riscos e situações emocionais difíceis.  A origem da palavra coragem vem do latim coraticum que deriva da palavra coração. É que antigamente acreditava-se que o coração fosse a sede da coragem. Não é à toa que o rei inglês Ricardo, tão conhecido nas lendas e histórias por sua coragem e ousadia, foi apelidado de Coração de Leão, um animal que tem fama de ser corajoso. Parece que no seu caso sobra muita mente e falta coração.
            Quando digo que sobra-lhe muita mente quero dizer que há um excesso de “pensamentos” que na verdade não são frutos de um ato de pensar, mas de um ato de alucinar. Alucinações não são tão somente para os “doentes mentais” trancados em hospícios. Uma pessoa saudável também pode alucinar, que no seu caso é se envolver intensamente com as suas fantasias e tratá-las como reais. Você sai da realidade e lida com aquilo que imagina. O medo não é da tragédia do que pode vir a acontecer, porém da tragédia que já está acontecendo quando você vê tudo o que imagina como se fosse real.
            A grande verdade é que podemos muito pouco nessa vida. Somos seres frágeis frente à um mundo perigoso e até hostil. A cada segundo corremos inúmeros riscos dos quais não temos como controlar. Tudo aquilo que você cita que tem medo pode, sim, acontecer, mas ainda não aconteceu e você nem tem ideia se vai acontecer. Fica tão envolvido e apaixonado pelas possibilidades do fim do mundo que deixa de viver o que pode ser vivido agora. Você está mais apegado à imagem do fim do mundo que a vida à sua frente.
            O porquê você vive assim não faço ideia. Aliás, viver não é bem a melhor palavra porque isso não é vida. Ter coragem não significa não ter medos. O “coração” sabe que há perigos e riscos, mas mesmo assim vai em frente e faz o melhor que pode. Ser corajoso é ter medos, como qualquer pessoa, mas é também não ficar imobilizado pelos medos. Que tal investigar a razão de você se envolver mais com suas alucinações do que com sua vida? Para descobrir essas razões precisará do saber que a análise pode te proporcionar para assim poder abandonar as suas alucinações e viver verdadeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário