segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Por Detrás das Brigas




                Recebi um pedido de uma amiga para escrever sobre casais que estão brigando feio por causa da política, principalmente nesta época em que o assunto é pura pólvora. Segundo essa amiga, ela e seu noivo têm visões políticas diferentes e excludentes e isso vem causando desgaste quando o tema sobre quem é o melhor candidato para gerir o país vem à tona. Sim, é verdade que muitos relacionamentos entre familiares e amigos vêm sofrendo muito com todo esse desentendimento dentro do tema política, mas não é só ela - a política - que devemos culpar. Há mais coisas aí que não estamos vendo.
            Quando um casal se desentende é geralmente sobre um tema: filhos, parentes, dinheiro, trabalhos domésticos, etc. Porém, quando a briga é intensa demais por motivos externos, na verdade os dois estão usando este tema para brigar e projetar suas raivas. Não acredito que cozinhar o macarrão dessa ou daquela forma seja de fato um motivo tão decisivo para uma briga homérica entre um casal, apenas usa-se o macarrão como pretexto para algo que já vem acontecendo entre eles. Esse algo já estava presente, ainda que eles não tivessem percebido de maneira mais direta.
            Muitas dessas brigas que estamos presenciando ultimamente sobre política não são sobre política de fato, têm outros motivos muito mais sutis e desconhecidos. Só que adoramos nos agarrar a um pretexto e tiramos juros e correção monetária de qualquer pretexto que nos sirva para colocar para fora nossa raiva, fúria, rancor e mágoa. Na verdade, estamos vendo o quanto as pessoas estão rancorosas, com dificuldades de aceitar o outro, aquilo que é o "não-eu". Mas como isso é mais complicado de ser percebido e aceito fica a ideia de que defender uma ideia política - ou outra qualquer - é muito mais nobre e muito mais consistente. Em outras palavras: fazendo-se uso de um dado pretexto justifica-se qualquer combate.
            Muitas pessoas estão perdendo e contaminando relações importantes e justificam isso através da posição política, mas vale a pena ver mais profundamente, entender como anda o relacionamento e quais emoções estão presentes e ativadas, assim tratará do problema verdadeiro que permeia a relação e não mais precisará de falsos pretextos externos para justificar o desentendimento. Precisamos, falando francamente, crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário