sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Pergunta de Leitor - Mais Mente




Tenho 35 anos e estou com uns projetos profissionais importantíssimos que estão me tirando o sono. Percebo que estou muito irritado com minha família e brigo com facilidade, coisa que nunca fazia antes, sempre havia sido muito tranquilo. Não estou dormindo e nem descansando bem e o estresse está me deixando mal, cheio de aborrecimentos diários. Antes tinha um trabalho remunerado, as coisas eram até mais fáceis, mas agora estou abrindo o próprio negócio e tento fazer de tudo para que as coisas deem certo. O que será que faço, será que vou a um médico para tomar remédio? Muita gente toma, não?


            Ir a um médico e ele te passar medicação até é possível. Entretanto, não há remédio algum no mundo que consiga evitar o que sentimos. A sua questão tem a ver com o que você sente e com a maneira que lida com o que sente.
            A sua irritação não vem, propriamente, dos seus projetos e dos resultados destes. Porém, vem do desconforto da angústia que lhe é despertada quando você não sabe acerca do futuro, quando é com o desconhecido que tem que lidar, com o não saber. O controle que você tem dos seus projetos vai até um certo limite e quando você percebe isso a angústia vem com intensidade.
            Não dormir, irritar-se, estressar-se são todos sintomas de que aí dentro de você as coisas estão caóticas. Procure o médico, se quiser, mas não deixe também de pensar na análise que precisa começar e que agora é o melhor momento. Numa análise poderá aprender a lidar com o que sente de maneira mais eficiente e sem tantos desgastes. A análise nos ensina a pagar menos na vida.
            Certamente o remédio seria mais fácil, mais difícil é procurar se compreender e desenvolver recursos que te permitam tolerar o que você sente sem precisar ficar estressado e irritado. Só nos irritamos e nos estressamos quando a demanda da mente não é atendida, ou seja, quando há mais coisas a serem digeridas e pouca mente para dar conta. Não é de menos irritação que você necessita contudo, é de mais mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário