sexta-feira, 1 de junho de 2018

Pergunta de Leitora - Felicidade não se ganha




Hoje tenho 50 anos e estou casada há 30. Não gosto mais do meu marido. Ele sempre me traiu, me humilhou e me fez passar ridículo em vários momentos. Sempre fiz tudo por ele e ele nada por mim. Só no começo do casamento foi diferente. Casei amando e acredito que ele também me amou um dia. Hoje mal nos suportamos e nos aborrecemos imensamente. Já pedi a separação mas ele diz que não é viável financeiramente. Já deixei mais do que claro que não o amo e ele agora, por estar aposentado, fica mais tempo em casa precisando de mim. Não quero ficar com ele por perto. Tenho nojo dele. Os homens devem entender que muitas mulheres precisam viver. Sei até de mulheres que se mataram por não aguentarem seus maridos. E meu marido me prende, não me permite ser feliz. Eu o odeio e digo isso a ele todos os dias e já velha nunca trabalhei, ele não queria que eu trabalhasse fora, e nada sei fazer para me sustentar. O que faço?

            Era uma vez um casal jovem que se encantou, namoraram e decidiram casar. No começo foi mil maravilhas. Ele saía para trabalhar e ganhar o pão do dia a dia. Ela ficava em casa para cuidar do lar. Foi um bom arranjo, aparentemente. Afinal, assim ele sabia que sua mulher estava “segura” dentro de casa e não saracoteando por aí e tendo ideias e ela se sentiu protegida em fica no lar doce lar e até pensou que foi uma prova de amor ele sustentar toda a casa.
            Contudo, os contos de fada têm finais diferentes na vida real. Ele foi se sentindo cada vez mais poderoso e com direitos de fazer o que bem quisesse. Como não? Era o provedor inconteste! Ela ficava com medo de questionar, brigar e se mostrar indignada, pois era dependente. E se ele a abandonasse? Um começou a magoar e encher o outro de ressentimentos.
            Agora, ele aposentado volta para casa e ela exerce a sua vingança tão esperada. Ela o xinga, o humilha, para que ele sinta o que ela já sentiu. Ele já velho não pode mais tantas estripulias como antes e talvez até dependa dela agora. Ela, ao perceber isso, cobra os juros e correção monetária do que foi roubada. É um enredo em que ninguém ganha, ninguém sai feliz e nada de bom poderá advir.
            Obviamente você tem direito à felicidade e não precisa viver com esse homem e os arranjos financeiros podem ser feitos mesmo que acreditem que não. Mas ser feliz não é uma coisa que ganhamos dos outros, mas é algo que precisamos conquistar, diariamente. Quem quer ser feliz tem que ir em busca da sua felicidade. Ninguém que fica parado vai encontrar nada de bom. E para caminhar precisa abrir mão do ódio da sua história para reescrevê-la de maneira mais favorável. Vai precisar abrir mão do prazer da vingança. Ninguém te impede de ser feliz a não ser você mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário