sexta-feira, 15 de junho de 2018

Pergunta de Leitora - Carta na Manga




Sou uma nutricionista recém-formada. Amo muito a minha profissão, mas tem um problema. Ultimamente engordei muito devido a uma grande decepção amorosa e venho lutando com a balança, mas não está fácil. Emagrecer está muito difícil e tenho medo de que as pessoas que atendo não me vejam como uma boa profissional. Tenho receio de que me achem uma impostora, afinal quem vai querer se tratar com uma nutricionista que está acima do peso? Eu pensaria que uma profissional assim seria uma porcaria. E meu processo de emagrecimento leva tempo e o que posso fazer então? Não posso deixar de trabalhar até ficar magra como quero e aí sim volto a trabalhar. O que faço?


            Hoje você sofre porque está presa a um ideal de nutricionista. Para você uma profissional deve possuir determinado padrão e quem não se encaixa nesse padrão só pode ser uma impostora, alguém que não serve para nada. O problema de se prender a um ideal é que este é sempre desumano e nada favorável ao nosso desenvolvimento.
            Antes de pensar na nutricionista é necessário pensar na pessoa. O fato de você ter estudado nutrição não te absolve de vivenciar dificuldades para lidar com o próprio peso. Mesmo com o diploma você continua sendo uma pessoa como qualquer outra. Entender isso é importante para que você possa abrir mão do ideal que te prejudica.
            Quando você acredita que os pacientes não vão confiar na sua capacidade devido a estar acima do peso você projeta neles o seu próprio preconceito. Eles pararam de te procurar? Deixaram de contar com você? Se livrar dos seus julgamentos é fundamental para que você possa separar sua capacidade profissional do valor que você se dá. E quem disse que as pessoas esperam por uma nutricionista perfeita (coisa que não existe)?
            E o mais importante de tudo é que você encara o que te acontece com ódio e autodepreciação e não percebe que se bem utilizado pode te ajudar muito. Você sofrer com a balança pode te humanizar e te transformar numa profissional melhor, com um olhar mais generoso com as dificuldades dos seus pacientes. Saberá por experiência própria como brigar com o peso e com a alimentação é custoso e oferecerá a quem te procura uma visão muito mais empática. Você tem essa carta na manga, mas depende de você como vai utilizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário