sexta-feira, 16 de março de 2018

Pergunta de Leitor - Pimenta que Arde




Meu caso é uma profunda "montanha russa" de emoções. Me relacionei 11 anos com um rapaz há 7 anos e confesso que foi o único relacionamento satisfatório. Nos amávamos mas ele sempre me amou mais. Imaturidade, falta de comprometimento, descoberta do próprio corpo me fizeram sempre procurar "casos" extraconjugais. Ele aguentou até onde pôde e acabamos separando. Ele tem a vida dele e eu sigo a minha. Somos amigos e guardamos um profundo carinho e admiração um pelo outro. O que me preocupa é não ter conseguido estabelecer mais uma conexão tão prazerosa e satisfatória com mais ninguém. Minhas relações duram, no máximo, 5 meses. Sempre estou com pessoas imaturas, desregradas financeiramente e emocionalmente. Não sinto que ainda esteja ligado no meu primeiro amor mas também não me livrei das culpas por ter cometido tantos erros com ele. Atualmente, estou tentando retomar contato com o cara que mais chegou próximo do "ideal" de namorado. Sempre fica uma vontade de tentar fazer dar certo, mas sempre acabamos nos desentendendo, nos afastando e nos envolvendo em outros relacionamentos destrutivos. Há 15 dias, quando ele me contou que estava infeliz com o atual namorado, tomei uma decisão: Queria esse homem e desde então estou tentando estar cada dia mais presente e dar um suporte que ele sempre buscou em mim. Ele não confia em mim e em deixar o atual namorado. Ele confessa que adoraria provar da minha "pimenta" (Ele diz que enquanto o outro é um prato de chuchu, sem gosto nem nada, eu sou um de pimenta malagueta extra forte, que sempre o faz queimar a boca). Existe uma maneira certa de conseguir demostrar a uma pessoa que estamos dispostos a mover "céus e terras" pra fazer uma relação dar certo? Como posso mostrar que posso me tornar uma pimenta menos picante e que, juntos, podemos cozinhar um prato palatável para ambos? Depois de todos esses anos, sinto no fundo do coração que estou pronto pra ele e que é ele quem eu quero.



            Você diz que quer um relacionamento, mas parece que há intensas contradições em você sobre isso. Quando viveu com seu companheiro por 11 anos você estava em um relacionamento, mas nunca assumiu de fato o relacionamento. Como você mesmo disse pode ter sido devido à imaturidade e muitos outros fatores, mas depois de separado nunca mais teve um relacionamento verdadeiro e só ficava entre pessoas que nada queriam em relação a isso. Agora quer alguém que talvez não queira ficar com você ou não tenha condições de ficar com você. O que será que tudo isso diz sobre você?
            Os homens com quem saía e que nada queriam sério não foi à toa. Você procurou só esse tipo de homens e deve ter alguma razão para isso. Nossas escolhas, mesmos inconscientes, têm suas razões para existir. Com encontros “destrutivos” você também se destruía e não se levava a sério. Em outras palavras, minava sua chance de viver um relacionamento. A questão que se faz pertinente é entender porque tinha que ser assim e o que o fazia evitar viver diferente e mais prazerosamente. Vai encontrar essas respostas ao analisar sua história de vida para compreender o que você repete quando não se permite relacionar bem e de forma satisfatória.
            Agora, você diz que encontrou alguém por quem se interessou, mas há tantos empecilhos que dá para duvidar se quer mesmo um relacionamento. Não só os obstáculos que vem do outro como também, e mais importante, os seus que você reconhece quando diz que acabam se desentendendo, se afastando e procurando outros relacionamentos destrutivos. Se já está assim agora no começo, que geralmente é sempre uma fase de flores e romance, imagina daqui para frente quando as ansiedades e angústias um do outro emergirem no relacionamento. Será que você se engana quando se vê com ele?
            A gente não move céus e terras pelo outro, mas por nós mesmos. O relacionamento que precisa dar certo em primeiro lugar é você consigo próprio. Precisa se conhecer e compreender sobre o que realmente deseja e porque se repete na insatisfação caindo nos mesmos buracos. Enquanto não entender você e suas razões inconscientes que te guiam sempre cairá nos mesmos erros e sofrimentos bem como vai continuar numa montanha russa sem fim. Faz-se necessário compreender essa “pimenta” que você trouxe à sua vida e parece que está te queimando. Que tal uma análise para aprender sobre si e encontrar caminhos reais para a satisfação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário