segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Olhar e Ver




            As pessoas estão sempre a procura de algo: amor, satisfação e realização são apenas alguns dos exemplos possíveis nesse vasto mar de possibilidades. A questão é que, com certa frequência, as pessoas estão tão focadas em procurar o que quer que seja que não conseguem parar para ver o que de fato estão encontrando na vida.
            Usemos a relação amorosa como ilustrador dessa atitude humana de não se permitir ver. Vejo inúmeras pessoas, homens e mulheres, reclamando que não conseguem encontrar ninguém para viver uma relação amorosa. Que na vida hoje em dia ninguém mais quer nada com nada e que as coisas estão ruins. Entretanto, a pergunta que fica é se elas estão procurando apenas? A procura pode se tornar um vício.
            Provavelmente estão à procura de um amor e relacionamento idealizados que por isso mesmo não tem como existir na realidade. Querem o príncipe e a princesa encantados do mundo imaginário. O que desejam está mais para a alucinação, algo que é pura fantasia, do que para o que pode acontecer. Procuram tanto um modelo idealizado que não conseguem ver pessoas reais que estão ao alcance.
            Não que alguém tenha que se contentar com qualquer um. Claro que não. Mas parece-me que há pessoas que poderiam estar vivendo relacionamentos bons e construtivos, mas não os vivem porque estão apenas tão habituadas a procurar que já não reconhecem quando encontram algo bom mas que não se encaixa perfeitamente no modelo idealizado. Falta às pessoas saber ver, desenvolver uma habilidade que permita ter olhos que realmente enxerguem. Caso contrário, ficará sempre na procura e nunca nada poderá ser encontrado e aproveitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário