sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Pergunta de Leitora - Privilégios podem Atrapalhar




Sempre fui uma jovem muito bonita tanto que ganhei vários concursos de beleza. Minha família sempre fazia comentários sobre minha beleza. As amigas me invejavam e parecia que eu tinha toda a vida sob meus pés. Todos os homens e rapazes queriam ficar perto de mim e desejavam a minha atenção. Hoje, passado mais de quinze anos estou completamente mudada. Estou imensa de gorda e não paro de comer doces e comidas gordurosas. Estou feia, meu cabelo mal cuidado. O homem que eu amava me traiu com uma amiga e o homem que é pai de minha filha de 4 anos me abandonou quando ainda estava grávida. Não durmo mais de noite e meu médico pediu que eu fizesse terapia. Quando avalio minha vida não consigo entender onde deu errado. Tinha tudo para ser feliz e muitas amigas que nem eram tão bonitas e com tantas condições como eu se deram muito melhor. São advogadas, donas do próprio negócio, e estão hoje muito mais bonitas do que eu. Até hoje fico esperando que algo bom me aconteça, mas estou perdendo as expectativas.

            Você iniciou a sua vida cheia de privilégios. A beleza física te levou a ganhar muitos concursos e admiradores. Eles caíam aos seus pés, nas suas palavras, e você se sentiu muito poderosa. Provavelmente era paparicada por todos ou pela imensa maioria dos que te rodeavam e te enchiam de mimos e gratificações. Naquela época você não pensava em mais nada e nem tinha necessidade de mais nada. Afinal a vida já estava feita.
            O problema é que você se baseou apenas nos seus atributos físicos para levar a vida e não deu a menor bola para algo fundamental: a sua mente. Com mente quero dizer auto confiança, segurança, capacidade de pensar e enfrentar os problemas de forma eficiente. O seu privilégio de largada acabou lhe sendo prejudicial, pois te fez acreditar que nada precisava conquistar. Estava tudo sob os seus pés, não é mesmo?
            Bion, um dos mais geniais psicanalistas, uma vez disse que privilégios excessivos não são as melhores condições para o desenvolvimento da mente. Ele entendia que uma pessoa com tantos privilégios, ou seja, facilidades na vida não se via com necessidade de se desenvolver. Pessoas assim não se sentem propelidas a buscar conquistas e a criar outras habilidades e acabam se tornando extremamente frágeis e sem conseguir suportar os baques da vida. Parece que é isso, mais ou menos, o que te aconteceu. Hoje você se encontra fraca e se sentindo incapaz de seguir adiante na luta que é a vida.
            Parece que atualmente a única coisa que te satisfaz são as altas calorias da comida. O seu início que foi tão rico transformou-se numa pobreza. O que te faz falta são as verdadeiras realizações na vida e estas não vão ser satisfeitas na mesa, mas através de experiências de vida e das aprendizagens que tirar delas. Quem sabe não seja hora de escutar o que dizem seus médicos e procurar se tratar? Assim, você aprenderá que não precisa esperar que alguma coisa boa te aconteça, como foi com a beleza, mas que você pode e deve ir atrás das realizações. Não dá mais para continuar esperando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário