segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Adoção e Família




            Quando uma criança, lá pelos seus 4 anos, pergunta aos seus pais como nascem os bebês, está buscando a sua origem e mostrando curiosidade sobre o funcionamento da vida e dos corpos. Essas indagações por parte das crianças são importantes para que elas construam uma imagem de si próprias mais realista. E agora, quando o filho é adotado e essas questões surgem? Como devem ser respondidas? Como ficam os pais adotivos?
            Não se deve esconder da criança que ele é adotada. Ocultar isso seria ocultar a origem dessa criança e sua possibilidade de se construir. No entanto, muitos pais têm dificuldades de lidar com esse assunto porque este remete à suas dores particulares que não foram bem resolvidas. Quando um casal fica impossibilitado de gerar filhos biológicos pode criar uma mágoa. Seja devido à infertilidade ou qualquer outro impedimento o ideal de família que muitas vezes alimentaram é destruído gerando sofrimento e sentimento de perda. Muitos pais adotivos têm medo de sentirem essa perda novamente quando seus filhos questionam sobre seus pais biológicos.
            A ideia de que os filhos irão certamente procurar seus pais biológicos não é verdadeira. Há muito mais uma curiosidade sobre a sua história de vida do que qualquer outra coisa. Dúvidas sobre porque os pais o abandonaram, sobre o que aconteceu ficarão presente, mas quando pais adotivos e filhos adotados podem aceitar que isso faz parte de suas histórias e da formação de suas famílias cria a possibilidade de todos se construírem como pais e filhos numa base verdadeira. A verdade é sempre importante para todos, mesmo que traga dor. Entretanto a mentira também traz dor e muito pior.
            Pais não são quem apenas geram biologicamente uma criança, mas todos aqueles que se dedicam ao exercício diário da parentalidade. Podem ser biológicos ou adotivos, mas são aqueles que doam tempo, disposição, afetos, carinho e recursos internos e externos para a criação de um lar e de uma família. Quando os pais ficam angustiados e inseguros com o fato de terem adotado seus filhos pode impedir de criar um espaço onde a criança se sinta à vontade para perguntar e se deparar com sua história e aprender que família é muito mais forte do que apenas semelhança entre os genes. Família é uma construção e não uma verdade biológica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário