sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Pergunta de Leitora - Ninguém tapa o Sol




Sou tão ansiosa que quando não consigo resolver algo tenho palpitações cardíacas e passo a noite sem dormir. Devo tomar medicação para isso? Sempre fui ansiosa. Enquanto criança só roía as unhas e comia doces quando me sentia assustada ou insegura, mas passei a sentir palpitações há pouco tempo. Ou se eu sentia eu não percebia porque tinha uma vida muito corrida. Hoje moro em outro país e sem trabalhar fora, sinto o tempo mais lento e quando fico ansiosa ouço os pulos do meu coração. Isso me causa mais aflição. Ás vezes acho que, por estar longe dos meus filhos, mesmo eles sendo adultos, os meus medos tenham aumentado.


         Você sente ansiedade e reconhece as consequências dela no seu corpo. Palpitações, roer unhas, comer doces são sintomas que você percebe e que quer se livrar. Obviamente que os resíduos da ansiedade são desconfortáveis e nada mais natural então querer que eles desapareçam deixando um sentimento de paz no lugar. Contudo nunca nos livramos da ansiedade. Isso é impossível. O que podemos fazer, todavia, é aprender a lidar com ela para que não nos custe tanto.
         A ansiedade não vem do nada. Ela não cai do céu em nosso colo. Entender o que está criando a sua ansiedade é o melhor e o único caminho para você desenvolver recursos que te ajudem a não sofrer com ela. Ao invés de escorraçar seu sentimento de ansiedade, que não vai funcionar mesmo, o melhor é aprender o que essa ansiedade significa. Você citou que seus medos aumentaram, mas que medos são esses?
         Você também fez uma associação com o fato de ter uma vida corrida antigamente e que isso preenchia sua cabeça não abrindo espaço para a ansiedade se instalar. Hoje você mora num pais estrangeiro e não trabalha fora, bem como está longe dos filhos. Será que é isso que te deixa mal? Será que você sente que sua vida aí é de fato a sua vida? Talvez valesse a pena considerar cuidadosamente essas questões e compreender se sua mudança de país e vida tenha te afetado mais do que pensava ou acreditava. O que precisa é investigar.
         Tomar medicação é relativamente mais fácil. As medicações são muito úteis quando realmente necessárias, senão são apenas uma forma de tentar tapar o problema. Como já diz o antigo ditado Ninguém tapa o sol com a peneira.  Ninguém faz um sentimento desaparecer só porque toma alguma medicação. Não queira jogar fora o seu sentimento por mais difícil e desagradável que ele seja. Ele é o melhor guia para te ajudar a enxergar o que está se passando com sua mente. E enxergar o que se passa no seu interior é o que você mais necessita. Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário